Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

Número 2 de Mário Frias diz que presidente da Fundação Palmares faz 'trabalho brilhante'

Pedro Horta e o secretário especial da Cultura estiveram com Sérgio Camargo

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O secretário-adjunto da Cultura, Pedro Horta, elogiou o trabalho desempenhado pelo presidente da Fundação Palmares, Sérgio Camargo. "É uma honra para nós estar visitando a Palmares. O Sérgio, nosso presidente, faz um trabalho brilhante aí na defesa dos interesses da nação", afirmou Horta em vídeo publicado por Camargo.

O recém-nomeado secretário Especial da Cultura, o ator Mário Frias, esteve com Camargo nesta segunda (22). "Primeiro encontro com o novo secretário da Cultura, Mário Frias. Sucesso no novo desafio! Estamos juntos, meu caro!", escreveu Camargo.

Além de negar reiteradamente a ocorrência de racismo estrutural no país, Camargo já defendeu o fim do feriado da Consciência Negra, a extinção do movimento negro e chegou a afirmar que a escravidão foi "benéfica para os descendentes" de escravizados no país.

O secretário Especial da Cultura, Mário Frias, e o presidente da Fundação Palmares, Sérgio Camargo
O secretário Especial da Cultura, Mário Frias, e o presidente da Fundação Palmares, Sérgio Camargo - Reprodução Twitter Sério Camargo

Em reunião privada no dia 30 abril, Camargo se referiu ao movimento negro como "escória maldita" e "vagabundos", conforme revelou o jornal O Estado de S. Paulo.

Na conversa, o presidente da Fundação Palmares ainda voltou a criticar o símbolo da luta anti-escravista que nomeia a instituição que ele chefia. "Não tenho que admirar Zumbi dos Palmares, que também era um filho da puta que escravizava pretos."

Conforme a coluna noticiou, após determinar home office para os servidores da Palmares, por alegar ter recebido ameaças de invasão do prédio e violência, Camargo e sua equipe passaram a trabalhar, na semana passada, no quarto andar da Secretaria Especial da Cultura —onde está localizado o gabinete da pasta.

LINK PRESENTE: Gostou desta coluna? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.