Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

PGR arquivou em maio representação que pedia a prisão de Sara Winter

Ação foi movida por militante do PDT; procuradoria diz que já havia investigação com o mesmo objetivo

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Um mês antes de emitir na sexta (12) o pedido que levou a ativista Sara Winter à prisão temporária na segunda (15), a Procuradoria-Geral da República (PGR) arquivou representação solicitando investigação e detenção preventiva da mesma.

A ação foi protocolada no dia 14 de maio pelo vice-presidente do PDT municipal em São Paulo, Gabriel Cassiano Finzetto. A PGR alegou que outra manifestação semelhante já havia sido protocolada.

“Os elementos apresentados já eram suficientes para justificar uma prisão preventiva, que poderia ter sido requerida e evitado esse atentado [em que membros do grupo 300 do Brasil, liderado por Sara, atiraram fogos de artifício contra o prédio do STF]”, diz o advogado Leandro Bauch, que assina a representação.

Segundo a procuradoria, as representações foram arquivadas porque já existia uma investigação com o mesmo objeto em curso e porque as informações fornecidas na representação não traziam novidades ou representavam avanço em relação do que já constava no procedimento instaurado.

A PGR afirma ainda que quanto a eventuais pedidos de prisão preventiva, essa providência cabe ao investigador e depende de fatores como o momento e os indícios reunidos durante a investigação preliminar.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.