Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

Projeto que proíbe homenagem à escravidão por empresas e órgãos públicos é articulado na Câmara

Ideia é que PL, de 2019, ganhe força num momento em que estátuas são removidas no exterior

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O mandato da deputada federal Talíria Petrone (PSOL-RJ) se articula para aprovar com urgência um projeto de lei (PL) de sua autoria que proíbe homenagens relacionadas à escravidão ou a figuras do movimento escravagista por empresas privadas ou órgãos públicos.

A ideia é que o PL, protocolado no final do ano passado, ganhe força neste momento em que estátuas de racistas são removidas na Europa na esteira de protestos nos Estados Unidos.

"Infelizmente, muitos estabelecimentos comerciais e marcas ainda se utilizam de inúmeros nomes e símbolos vinculados ao período da escravidão sem se preocuparem com o fato de estarem fazendo exaltação a um período histórico no qual milhares de pessoas foram sequestradas em seus países de origem, escravizadas, estupradas, sujeitas às mais diversas formas de tortura e mortas", diz o texto.

Entre os exemplos citados, estão hospedagens com o a palavra "senzala" em seu nome e lojas do ramo alimentício que carregam o termo “sinhá”.

Se aprovado, o projeto de lei prevê multa proporcional ao faturamento da empresa privada que descumprir a norma. O valor seria destinado a políticas públicas, programas e projetos voltados à igualdade racial.

Se a ocorrência se der em órgãos públicos, eles poderão ser investigados e submetidos a ação civil pública.

LINK PRESENTE: Gostou desta coluna? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.