Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

Aras estuda dividir Lava Jato em quatro para acabar com liderança de Dallagnol

Procurador-geral acredita que operação deve ser mantida, mas não pode ter 'um dono'

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O procurador-geral da República, Augusto Aras, estuda dividir a força-tarefa da Lava Jato no Paraná em quatro, terminando com o reinado de Deltan Dallagnol sobre a operação.

NOVA FÓRMULA

Em setembro, Aras tem que decidir se prorroga ou extingue a força-tarefa. A opção, segundo o procurador tem sinalizado a interlocutores, será a de uma terceira via: a da transformação. Seria a forma de, como prega, acabar com o "lavajatismo" e seus "líderes" ou "heróis" sem enterrar a Lava Jato, emprestando maior institucionalidade a ela.

FÓRMULA 2

Hoje há um ofício —ou o equivalente a uma vara na Justiça— liderado por Dallagnol que cuida do combate à corrupção. Seriam criados outros três, para atuar na mesma área.

MICROFONE

Com isso, Dallagnol deixaria de responder sozinho pela Lava Jato, dividindo a função e o protagonismo com outros colegas. E a operação deixaria de ter “um dono”, como Aras costuma definir o procurador do Paraná. Ficaria mais institucional e menos personalista.

PONTOS

A mesma divisão ocorreria nas forças-tarefa de São Paulo e do Rio de Janeiro.

VEM COMIGO

O lançamento de um edital para recrutar procuradores que queiram colaborar com as forças-tarefa da Lava Jato, lançado na sexta (25), estaria inserido nesse contexto.

CENTRO

Uma outra ideia é criar um órgão central para coordenar o trabalho das forças-tarefa espalhadas pelo país. A ideia de que procuradores elejam uma lista tríplice para que dela Aras escolha o nome que vai comandar o órgão, no entanto, é rechaçada pelo procurador-geral.

QUARENTENA

com BRUNO B. SORAGGI, BIANKA VIEIRA e VICTORIA AZEVEDO

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.