Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

Em reação a Bolsonaro, deputado do PT quer revogar a Lei de Segurança Nacional

Nova proposta prevê prisão de até oito anos para quem alterar ou tentar alterar a estrutura do Estado Democrático de Direito por meio da violência

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O deputado federal Paulo Teixeira (PT-SP) está apresentando um projeto revogando a Lei de Segurança Nacional e criando outra: a Lei de defesa do Estado Democrático de Direito.

BORRACHA

O projeto, segundo ele, é uma reação às seguidas tentativas do governo de Jair Bolsonaro de enquadrar jornalistas e até o ministro Gilmar Mendes, do STF, na Lei de Segurança Nacional.

O presidente Jair Bolsonaro participa de cerimônia inaugural do Centro de Operações Espaciais Principal, em Brasília - Adriano Machado - 23.jun.2020/Reuters

BORRACHA 2

A proposta, redigida com o apoio de juristas, prevê prisão de até oito anos para quem “alterar ou tentar alterar” a estrutura do Estado Democrático de Direito por meio da violência.

ESCALA

A pena aumenta se o criminoso for agente público e culmina na perda do cargo e da patente se ele for militar. E fazer “apologia de fato criminoso ou de autor de crime” na ditadura seria punido com prisão de até três anos.

ESPELHO

Teixeira elencou exemplos de Portugal, Alemanha, França, Suíça, Bélgica, Áustria, Itália, Espanha e Uruguai, onde leis punem tentativas de subversão da democracia ou a glorificação, por exemplo, do regime nazista.

QUARENTENA

com BRUNO B. SORAGGI, BIANKA VIEIRA e VICTORIA AZEVEDO

LINK PRESENTE: Gostou desta coluna? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.