Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo
Descrição de chapéu Coronavírus

Hospital das Clínicas de SP investiga suspeita de pacientes reinfectados por coronavírus

Um funcionário e um paciente foram curados em maio, mas em julho voltaram a testar positivo

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O Hospital das Clínicas de SP investiga dois casos suspeitos de reinfecção pelo novo coronavírus. Os pacientes estão passando por testes para que a hipótese seja ou não confirmada.

DE VOLTA 

As pessoas —um funcionário e um paciente— tiveram Covid-19 em maio. Foram curadas. Mas, dois meses depois, em julho, voltaram a apresentar quadro clínico para a doença. Fizeram novos testes, que deram positivo.

DE VOLTA 2 

A infectologista Anna Sara Levin, professora titular e presidente da Comissão de Infecção Hospitalar da instituição, disse que há três hipóteses para a situação. Uma delas é a de que os pacientes não desenvolveram imunidade para o novo coronavírus, e voltaram a se infectar.

DE VOLTA 3 

A outra é a de que o novo coronavírus funcione, em alguns casos, como o vírus da herpes, que permanece no corpo da pessoa e é reativado quando a imunidade cai. “Mas ele não é um herpesvírus”, afirma ela, considerando a possibilidade pouco provável.

ALGO NOVO  

Uma terceira suspeita é a de que os pacientes voltaram a ter uma nova doença respiratória, semelhante à Covid-19, mas causada por um outro vírus. Coincidentemente, porém, eles ainda tinham fragmentos do novo coronavírus em suas vias respiratórias.

CICATRIZ 

Neste caso, o corpo estaria imune ao novo coronavírus, mas o resultado para ele seguiria dando positivo.

LONGO TEMPO  

“É comum vermos isso na pediatria. As crianças pegam uma infecção, se curam, mas ficam meses testando positivo para o vírus que causou a doença já resolvida”, diz Anna Sara Levin.

LUPA 

Para confirmar essa hipótese, que ela considera provável, é necessário que os pacientes com suspeita de reinfecção se submetam a exames que busquem descobrir o vírus para a nova doença respiratória que agora apresentam. É isso o que está sendo feito com as duas pessoas sob os cuidados do HC.

SUSTO 

Anna Sara Levin afirma que a hipótese de reinfecção “é assustadora. Mas ninguém no mundo comprovou, até agora, essa possibilidade”.

SUSTO 2 

Os casos, por exemplo, são os primeiros vistos no HC, que já internou 3.600 pessoas com Covid-19.

NO VIDRO 

Na Coreia, onde surgiram casos suspeitos de reinfecção, os fragmentos de novo coronavírus encontrados nos pacientes não cresceram depois em cultura, ou seja, em um ambiente criado em laboratório propício para que se desenvolvessem.

SUAVE 

Isso significa que os fragmentos são inofensivos, reforçando a hipótese de que os “reinfectados” pegaram, na verdade, um vírus diferente, apesar de ainda testarem positivo para o novo coronavírus.

EM BUSCA 

Todas as possibilidades, diz a infectologista, devem ser testadas. “A gente vê esses mistérios e ainda tem mais perguntas do que respostas”, afirma ela.

QUARENTENA

com BRUNO B. SORAGGI, BIANKA VIEIRA e VICTORIA AZEVEDO

LINK PRESENTE: Gostou desta coluna? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.