Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

Procuradoria junto ao TCU pede que PT, WhatsApp e Facebook deem dados de contas apagadas

Rede social deletou perfis ligados aos Bolsonaros; aplicativo de mensagens suspendeu contas petistas

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O Ministério Público junto ao Tribunal de Contas da União (TCU) está pedindo informações ao Facebook e ao Whatsapp sobre as 73 contas falsas ligadas aos Bolsonaros, removidas da rede social na quarta (8), e sobre as dez contas vinculadas ao PT desligadas do aplicativo de mensagens na terça (7).

As solicitações são assinadas pelo subprocurador-geral do MP/TCU, Lucas Rocha Furtado, que também pede à presidente do PT, Gleisi Hoffmann, que informe se "foram utilizados recursos do fundo partidário e/ou do seu gabinete na manutenção das contas bloqueadas pelo WhatsApp Brasil e quais as providências adotadas" pelo partido e por Gleisi em relação a essa questão.

Nas ações, Furtado solicita que o WhatsApp Brasil informe, em um prazo de cinco dias, a relação das contas bloqueadas, "com identificação, se possível, dos responsáveis por tais contas, e os motivos desses bloqueios".

Ao Facebook, o subprocurador demanda que sejam lhe encaminhados dados relacionados às 73 contas removidas, também com a identificação de seus administradores.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.