Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

STF registra 64 casos de Covid-19 e volta de ministros é incerta

Casos como o da suspeição de Moro contra Lula não têm previsão de julgamento

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O STF (Supremo Tribunal Federal) já registrou cerca de 64 casos de infecção pelo novo coronavírus entre funcionários e prestadores de serviço da corte.

LINHA DE RISCO 

O número, em termos percentuais, é considerado pequeno: o tribunal tem 1.137 funcionários e prestadores de serviço. Em termos absolutos, no entanto, ele assusta.

TESTE 

Não houve identificação de transmissão interna, segundo o t ribunal, já que as pessoas infectadas não conviviam diariamente. As pessoas que manifestam sintomas são afastadas e só retornam presencialmente ao tribunal depois do resultado negativo.

VELOZ  

O STF ainda não sabe quando retornará aos trabalhos presenciais, justamente pelo temor de disseminação da Covid-19. A cidade de Brasília ainda enfrenta um ritmo acelerado de infecções.

TEMPO 

A dúvida da data de retorno torna também incertos os destinos de alguns julgamentos. Um deles é o da suspeição de Sergio Moro na condenação do ex-presidente Lula no caso do triplex.

CARA A CARA 

O Ministro Gilmar Mendes, relator da ação, pretende levar o caso à análise da Segunda Turma da corte apenas em sessões presenciais.

DESPEDIDA 

A expectativa é em relação à participação do decano do tribunal, o ministro Celso de Mello, no julgamento de Moro. Ele se aposenta em novembro.

QUARENTENA

com BRUNO B. SORAGGI, BIANKA VIEIRA e VICTORIA AZEVEDO

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.