Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

Toffoli concede liminar a jovem acusado de furtar dois xampus de R$ 10

Habeas corpus havia sido negado por Rosa Weber e pelo STJ

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O ministro Dias Toffoli, do STF (Supremo Tribunal Federal), concedeu liminar para que um jovem acusado de furtar dois xampus, de R$ 10 cada um, cumpra penas alternativas à prisão preventiva.

O recurso havia sido negado pela ministra Rosa Weber, relatora do caso. Como o Supremo se encontra em recesso, um pedido de reconsideração do habeas corpus impetrado pela defesa foi analisado por Toffoli na terça (28).

Em sua decisão, o presidente da corte afirma não ver a prisão preventiva como a melhor solução para o caso e que medidas cautelares são suficientes para repreender o delito.

"Essas medidas, como já reconhecido pela corte, podem ser tão onerosas ao implicado quanto a própria prisão", diz.

Toffoli ainda cita a recomendação do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) que classifica como excepcional a adoção de prisões preventivas neste contexto da pandemia da Covid-19, a fim de evitar o contágio pela doença entre os presos.

"É público e notório que os números sobre a doença pandêmica no estado de São Paulo chamam à atenção, segundo divulgado pela Secretaria Estadual em painel de monitoramento", destaca o magistrado.

O pedido foi assinado pelos advogados Gustavo Altman e Fábio Tofic Simantob e pelo deputado Paulo Teixeira (PT-SP).

O caso tramita também no STJ (Superior Tribunal de Justiça), onde o ministro Felix Fischer decidiu monocraticamente contra o réu. A defesa do acusado pedia que Rosa revertesse a decisão de Fischer. Na negativa, ela transcreveu manifestações anteriores sobre o caso.

O juiz de primeira instância, que determinou a prisão, por exemplo, argumentava que o jovem deveria permanecer detido "tendo-se em vista diversos antecedentes que possui, inclusive a reincidência específica". Por isso, ele não conseguira "conviver em sociedade", ainda que o valor dos xampus seja irrisório.

LINK PRESENTE: Gostou desta coluna? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.