Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

Mais de 70% do setor cultural tem dinheiro para sobreviver por 3 meses, diz estudo

Dados são de pesquisa do Observatório da Economia Criativa da Bahia, que aponta os impactos da epidemia no setor

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A pandemia da Covid-19 levou a uma enxurrada de cancelamentos de eventos e atividades culturais que estavam programadas para ocorrer em todo o país. Quase 80% dos trabalhadores do setor cancelaram entre 50% e 100% das atividades marcadas para abril. Em maio, o percentual chegou a 76%.

ESCALA

Os dados são de uma pesquisa do Observatório da Economia Criativa da Bahia, que aponta os impactos da epidemia no setor.​ O levantamento foi realizado entre 27 de março e 23 de julho e considerou 1.910 respostas, sendo mais de mil pessoas e 617 de organizações de todos os estados —com exceção de Rondônia.

MEGAFONE

O estudo também faz um alerta: 71,2% dos indivíduos e 77,8% das organizações afirmaram que só têm reservas financeiras para garantir sua sobrevivência por um período máximo de três meses.

CORTES

Um outro dado: 65,8% das organizações tiveram que fazer algum tipo de redução de contratos e 50,2% demitiram colaboradores. Do total das entidades, 87,4% acreditam que suas receitas estarão comprometidas até o final de 2020.

BATE-PAPO

Os resultados da pesquisa serão apresentados e discutidos em uma live com Danilo Santos de Miranda, diretor do Sesc SP, e o músico e ex-ministro da Cultura Gilberto Gil, na terça (18), às 17h30, pela série #EmCasaComSesc.

QUARENTENA

com BRUNO B. SORAGGI, BIANKA VIEIRA e VICTORIA AZEVEDO

LINK PRESENTE: Gostou desta coluna? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.