Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

Ministério do Turismo pretende assinar contratos emergenciais para Cinemateca nesta sexta

Contratos são de serviços especializados de prevenção e combate a incêndio e de manutenção preventiva dos sistemas de refrigeração

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O Ministério do Turismo está acertando os últimos detalhes de três contratos emergenciais para a Cinemateca Brasileira.

A ideia é que eles sejam assinados nesta sexta-feira (7), após a Acerp (Associação de Comunicação Educava Roquete Pinto​), organização social que gerencia a instituição, entregar as chaves da Cinemateca ao governo federal.

Os contratos são de serviços especializados na área de vigilância e segurança física e patrimonial desarmada, de prevenção e combate a incêndio e de manutenção preventiva dos sistemas de refrigeração e climatização.

Outros contratos emergenciais voltados à preservação e manutenção do acervo e do prédio que abriga a instituição devem ser elaborados nos próximos dias.

O contrato da Acerp para a administração da Cinemateca terminou em 2019. ​O Ministério Público Federal pedia, em caráter de urgência, a renovação do vinculo até o fim deste ano. A Justiça negou o pedido, afirmando que a entidade deve ser gerida pela União.

A instituição encontra-se em um limbo resultado da suspensão do contrato entre o Ministério da Educação e a Acerp, para a gestão da TV Escola, em dezembro do ano passado.

Quem detém o orçamento e faz os repasses é a Secretaria Especial da Cultura. Como os repasses são feitos via Acerp e a secretaria não tem contrato próprio com a associação, a verba foi represada.

Funcionários da Cinemateca afirmam não estar recebendo os seus salários. A manutenção do local só foi mantida até abril graças a um caixa da associação dedicado ao órgão, mas que já chegou ao fim.

LINK PRESENTE: Gostou desta coluna? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.