Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

MPF recorre de decisão da Justiça em ação contra a União por abandono da Cinemateca

Procurador interpôs um agravo de instrumento no Tribunal Federal da 3ª Região

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O Ministério Público Federal (MPF) protocolou recurso no Tribunal Federal da 3ª Região (TRF-3) contra a decisão da Justiça ​em ação contra a União por abandono da Cinemateca Brasileira.

Na semana passada, a Justiça negou um pedido de tutela provisória do MPF, que pedia, em caráter de urgência, a renovação de contrato com a Acerp (Associação de Comunicação Educativa Roquette Pinto) até o fim de 2020 —o último contrato vigente terminou em 2019— para a gestão da Cinemateca e execução de seu orçamento de R$ 12,2 milhões.​

Na segunda (10), o procurador Gustavo Torres Soares interpôs um agravo de instrumento no TRF-3. Ele voltou a pedir que seja renovado o contrato com a Acerp até o fim do ano, enquanto a União planeja solução a longo prazo, assim como liberados os recursos orçamentários.

"O MPF ressalta sua absoluta ausência de preferência inicial, abstrata, pela forma como a União se encarregaria do cuidado com a Cinemateca. Mas, diante dos vários documentos técnicos da própria União, no sentido de ser mais rápido, simples e eficaz a renovação transitória do contrato de gestão com a Acerp, enquanto a União venha a planejar a solução de longo prazo", diz o documento.

O procurador também reforça a necessidade de se manter mobilizado o corpo técnico de funcionários especializados, "cuja desmobilização (por mera dispensa ou ausência reiterada de pagamento) causará irreparável prejuízo imaterial à União".

LINK PRESENTE: Gostou desta coluna? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.