Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

Crise adoeceu mais de 80% dos alunos da pós da Faculdade de Direito da USP

Transtorno de ansiedade, depressão e insônia estão entre as doenças mais citadas em pesquisa

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Uma pesquisa conduzida por pós-graduandos da Faculdade de Direito da USP identificou que 84,3% deles adoeceram psicologicamente nesta quarentena e que 31,8% não têm conseguido produzir.

BULA ESCOLAR

Transtorno de ansiedade, depressão e insônia estão entre as doenças mais citadas pelos 295 alunos que responderam à pesquisa. Além disso, 95,9% afirmam que tiveram prejuízos no desenvolvimento de suas pesquisas por causa da epidemia.

CABO DE GUERRA

O relatório é publicado num momento de embate entre os alunos, que pedem que as entregas de qualificações e defesas sejam prorrogadas por mais um ano, e a Comissão de Pós-Graduação da instituição, que resiste.

AVAL

“Não prorrogar os prazos promove uma cultura de adoecimento institucional”, afirma a doutoranda Janaína Gomes, uma das idealizadoras da pesquisa. “A maior parte dos alunos entende que precisa de seis meses a um ano para concluir, mas os que contam com anuência do orientador são apenas 40%”, segue.

ALCANCE

Fernando Facury Scaff, presidente da Comissão de Pós-Graduação, afirma que casos excepcionais contam com o apoio integral da instituição e que parte dos alunos, com entregas até então previstas para janeiro de 2021, já ganharam cinco meses de prorrogação.

SIMETRIA

Ele também cita a sobrecarga dos professores, que acumulariam os atuais orientandos com os novos ingressantes. “Temos que olhar para os alunos, sim, mas também para os professores, que estão doentes”, diz Scaff.

QUARENTENA

com BRUNO B. SORAGGI, BIANKA VIEIRA e VICTORIA AZEVEDO

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.