Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo
Descrição de chapéu Folha Mulher

Deputadas são assediadas por internautas durante CPI sobre violência sexual

Mensagens serão analisadas por assessorias jurídicas e pela procuradoria da Alesp

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Um grupo de deputadas estaduais integrantes da CPI da Violência Sexual Contra Estudantes de Ensino Superior da Assembleia Legislativa de SP (Alesp) foi alvo de ofensas sexuais nesta quinta (17) durante uma audiência virtual da comissão.

Enviadas por internautas por meio de um chat do YouTube, que transmitia a conversa, as mensagens diziam coisas como "parece virgem" e "como é o nome dessa gostosa?", além de fazerem referência a masturbação.

Os ataques começaram a ser disparados durante uma fala da defensora Paula Sant'Anna Machado, que coordena o Núcleo Especializado de Promoção e Defesa dos Direitos das Mulheres da Defensoria Pública do Estado de São Paulo.

Prédio da Assembleia Legislativa de São Paulo, na capital - Fabio Braga - 15.out.2016/Folhapress

O alerta de que a sessão sofria ataques partiu da deputada Professora Bebel (PT). "Nós não podemos deixar barato isso, [são] muitas coisas ruins escritas. É lamentável que as pessoas não entendam que estamos na democracia e que cada um se coloca como pensa", afirmou.

A deputada Damaris Moura (PSDB), que presidia a audiência, propôs que as mensagens sejam coletadas e analisadas pelas assessorias jurídicas e pela procuradoria da Alesp a fim de que sejam tomadas providências. A iniciativa foi aprovada pelas deputadas presentes e deverá ser pautada na próxima sessão da CPI.

"Isso é um exemplo claro de violência política de gênero que as mulheres sofrem em todos os espaços", afirmou a deputada Marina Helôu (Rede).

A deputada Valeria Bolsonaro (PSL) reforçou o pedido de que os ataques sejam investigados por órgãos competentes. "Não podemos passar por esse tipo de constrangimento dentro de um trabalho que está sendo feito para a nossa proteção", disse.

Em nota, o defensor público-geral de São Paulo, Florisvaldo Fiorentino Júnior, afirmou que o episódio "escancara a violência de gênero que permeia a sociedade" e disse que o órgão irá apurar as condutas.

Leia, abaixo, a íntegra da nota enviada à coluna pela Defensoria Pública do Estado de São Paulo:

"A Defensoria Pública de SP repudia com veemência a série de ataques machistas que foram proferidas hoje (17) durante a transmissão em vídeo pelo Youtube de sessão da CPI da Violência Sexual Contra Estudantes do Ensino Superior da Assembleia Legislativa.

As ofensas foram direcionadas a Parlamentares integrantes da Comissão e também à Defensora Pública Paula Sant’Anna Machado de Souza, que coordena o Núcleo Especializado de Promoção e Defesa dos Direitos das Mulheres da Defensoria.

O lamentável episódio mais uma vez escancara a violência de gênero que permeia a sociedade e reforça a necessidade de uma atuação altiva e cada vez mais efetiva em prol dos direitos de todas as mulheres.

Além de se solidarizar com todas as mulheres presentes à sessão, a Defensoria também irá zelar pelas prerrogativas da Defensora Pública que atuava profissionalmente naquela oportunidade. Por isso, irá promover em breve medidas para apuração dessas condutas, também em conjunto e mediante diálogo com a Presidência da CPI, a cargo da Deputada Damaris Moura.

Florisvaldo Fiorentino Júnior
Defensor Público-Geral do Estado"

LINK PRESENTE: Gostou desta coluna? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.