Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

Entidades de servidores criticam decisão de Mario Frias de controlar redes sociais de órgãos da Cultura

Segundo o Fórum da Cultura, tal medida 'pode ser considerada um avanço do autoritarismo e da censura'

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O Fórum da Cultura, que reúne associações de servidores federais da cultura, vai divulgar uma nota criticando a decisão do secretário Mario Frias de controlar redes sociais de todos os órgãos vinculados à pasta.

E​m ofício enviado na última sexta (4) às instituições vinculadas à Secretaria Especial da Cultura, Frias informou que todos os posts em redes sociais, sites e portais oficiais deverão ser previamente enviados ao secretário, para que ele avalie e, se for o caso, autorize o material.

Editais, chamamentos públicos e outros instrumentos como acordos de cooperação também deverão ser previamente remetidos à secretaria.

Segundo o Fórum da Cultura, "a medida do secretário de submeter os órgãos culturais a um crivo antes de publicaram seus materiais, pode ser considerado um avanço do autoritarismo e da censura".

Isso porque "cria o afunilamento na tomada de decisão e tira a autonomia das autarquias na medida em que ele toma para si o direito ao possível veto de atividades específicas para as quais os gestores foram selecionados e indicados", segue o texto.

"É também um entrave para a circulação de conhecimento que tem sido desenvolvida por vários servidores e intensificada neste momento de distanciamento social, onde o uso das redes sociais foi a solução encontrada por muitos para garantir as atividades voltadas para os públicos de cada autarquia e suas unidades administrativas", diz o documento.

O texto é assinado pelas entidades Aspac (Associação dos Servidores Públicos da Ancine), Asminc (Associação de Servidores do Ministério da Cultura), Asserte (Associação de Servidores da Funarte), Acasa (Associação dos Servidores da Fundação Casa de Rui Barbosa) e Asbn (Associação de Servidores da Fundação Biblioteca Nacional).

LINK PRESENTE: Gostou desta coluna? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.