Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

FHC será entrevistado em seminário online promovido pela Federação Israelita do Estado de SP

Confira os eventos marcados para os próximos dias e as iniciativas desta quarentena

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

CURTO-CIRCUITO

O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso será entrevistado por Luiz Kignel e Ricardo Berkiensztat​, presidente e presidente-executivo da Federação Israelita do Estado de SP, respectivamente, em live na quinta (1º), às 16h. A conversa integra a programação do 15º Seminário do Envelhecimento, promovido pela Fisesp. O secretário estadual de Saúde, Jean Gorinchteyn, a secretária de Desenvolvimento Social de SP, Celia Parnes, e o vereador Daniel Annenberg (PSDB) ​também participam de outros painéis do evento, que será transmitido pelo canal do YouTube da Fisesp e pelo canal da Unibes Cultural.

O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso
O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso - Zanone Fraissat-4.dez.2019/Folhapress

*

O advogado Beto Vasconcelos conversa com o historiador, ativista e cofundador da Uneafro Brasil Douglas Belchior sobre desafios da vida, injustiças, desigualdades, mobilização social e política e o futuro no projeto "Prosa Mineira". Nesta quarta (30), às 20h30, no perfil do Instagram de Beto Vasconcelos.

*

A dramaturga Maria Adelaide Amaral conversa com a roteirista Marta Nehring em live nesta quarta (30), às 21h. O evento online faz parte do Br-Plot - Encontro de Roteiristas, que inicia a programação do BrLab, laboratório anual destinado a futuros filmes em fase de desenvolvimento. As inscrições para o encontro podem ser realizadas neste endereço.

*

O advogado Godofredo Mendes Viana, o vice-almirante Alexandre Cursino de Oliveira, diretor de Portos e Costas, e o coronel Joselito Guerra Câmara, vice-presidente do Centro de Capitães da Marinha Mercante, participam da live "BR do Mar e a Segurança da Navegação". O encontro online ocorre nesta quarta (30), às 18h. As inscrições podem ser realizadas neste endereço.

*

O CIEE (Centro de Integração Empresa-Escola) promove encontro online com a escritora Helena Trevisan e os jornalistas Mílton Jung, Ricardo Gandour e Renato Avanzi. Eles falarão sobre o lançamento de suas últimas obras literárias, nesta quarta (30), às 17h. O evento marca o lançamento do Espaço dos Autores, do portal do CIEE. O encontro será transmitido pelo no canal do YouTube da entidade.

*

O texto “Human Animals”, da dramaturga escocesa Stef Smith, será apresentado pela primeira vez no Brasil no dia 1º de outubro, em formato de leitura online —ele deve estrear nos palcos em 2021.Stef participará de debate com a dramaturga brasileira Silvia Gomez no dia 3 de outubro. E, nos dias 5 e 6, ministra um workshop para dramaturgos brasileiros convidados. As atividades integram o projeto Sala Aberta #Rec, da Metropolitana Gestão Cultural, com apoio do British Council. ​

*

O Centro Cultural Banco do Brasil vai retomar, no formato online, a série musical “Guingae as Vozes Femininas”, em homenagem ao compositor, que havia estreado poucos dias antes da quarentena --e que teve que ser interrompida por causa da Covid-19. Os shows serão de 8 de outubro a 12 de novembro e serão transmitidos pelo canal do YouTube do Banco do Brasil.

*

O dramaturgo Silvio de Abreu, o presidente da TV Cultura, José Roberto Maluf, o diretor do SBT Raimundo Lima participam, na terça (29) e na quarta (30), do evento "Seminário sobre Arquivos Audiovisuais na América Latina", promovido pela TV Cultura e pela Federação Internacional dos Arquivos de Televisão. O evento online e gratuito será disponibilizado no canal do YouTube da TV Cultura.

*

A senadora ​Kátia Abreu (PP-TO), a presidente da comissão de direito marítimo, portuário e aduaneiro da OAB-ES, Luciana Mattar, o ex-diretor da Antaq (Agência Nacional de Transporte Aquaviários) Carlos Alberto Nobrega, o diretor da Faculdade de Engenharia da Universidade Santa Cecília, Aureo Pasqualetto, e a chefe do departamento de vigilância em saúde da Prefeitura de Santos, Ana Paula Valeiras, discutem "Os portos brasileiros e a autonomia municipal", na quarta (30), às 17h. O debate será mediado pelo advogado Victor Rufino e transmitido no canal do YouTube do IDP.

*

As editoras Modernas e Salamandra realizam o Festival Literatura 21, que debaterá habilidades socioemocionais a partir das histórias infantis. O evento digital, que ocorre entre os dias 28 e 30 de setembro, terá a participação dos escritores Pedro Bandeira, Ilan Brenman, Lenice Bueno, Lúcia Hiratsuka, Cristiana Rocca, Yolanda Reyes, Telma Pantano, César Obeid, Maria José Nóbrega, Eva Furnari, Benii Davies, Odilon Moraes e Alexandre Rampazo. O festival poderá ser acompanhado neste endereço.

*

O urbanista e fundador do Cidades.co, Marcelo Rebelo, lança o "Retomada da Cidade", programa de aceleração e capacitação de lideranças comunitárias para a transformação de espaços públicos na cidade de São Paulo. A ideia é iniciar a preparação para que as áreas públicas da capital recebam melhorias assim que a pandemia passar. As informações e inscrições podem ser adquiridas neste endereço.

*

O 5º Santos Film Fest – Festival Internacional de Cinema de Santos será totalmente online. O evento, gratuito, exibirá 67 filmes na plataforma Videocamp, entre 29 de setembro e 6 de outubro.

*

A atriz, diretora e produtora Christiane Tricerri ministra o curso online "Da palavra à fala: você segura um texto?". Serão quatro aulas de 28 de setembro a 1º de outubro, das 17h às 18h30. As informações sobre o curso podem ser encontradas neste endereço.​

*

A atriz Leandra Leal e o cineasta João Moreira Salles participam de debate sobre o documentário "Fico te Devendo uma Carta sobre o Brasil", de Carol Benjamin, no 25º É Tudo Verdade. Além deles, que são coprodutores da obra, participam da conversa a diretora e a montadora Marília ​Moraes. O bate-papo será no dia 3 de outubro, às 17h.

LINK PRESENTE: Gostou desta coluna? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.