Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo
Descrição de chapéu Coronavírus

Mortes por Covid-19 em Paraisópolis crescem 240% em dois meses

Sem suporte, ações solidárias da comunidade tiveram menor impacto sobre a proteção da vida dos moradores, diz estudo

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A taxa de mortes por Covid-19 na comunidade de Paraisópolis, em São Paulo, cresceu cerca de 240% em pouco mais de dois meses. A informação é de levantamento do Instituto Pólis, que analisou as taxas de mortalidade na favela entre 1º de março e 4 de agosto.

IA BEM

Um estudo anterior do instituto havia constatado que, apesar das condições de precariedade e vulnerabilidade, Paraisópolis demonstrava eficiência em conter a média de mortalidade pela epidemia. A performance positiva foi atribuída às ações de prevenção ao vírus dos moradores.

PIOROU

Em pouco mais de dois meses, no entanto, a situação se inverteu. A taxa de mortalidade do distrito de Vila Andrade, onde Paraisópolis está localizada, passou de 50 óbitos a cada 100 mil habitantes, em maio, para 116 mortes por 100 mil habitantes, em agosto.

DE LADO

“Sem contar com o devido apoio público, as ações solidárias deixaram de obter os resultados buscados de proteção à vida dos moradores”, conclui o estudo.

LUPA

A análise utilizou dados da Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo adquiridos pelo LabCidade (laboratório de pesquisa da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP) por meio da Lei de Acesso à Informação.

QUARENTENA

com BRUNO B. SORAGGI, BIANKA VIEIRA e VICTORIA AZEVEDO

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.