Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

Câmara dos Deputados aciona STF contra Cremesp em defesa de Padilha

Deputado petista, que é médico, responde a processo ético-disciplinar por vídeo contra eletrochoque

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A Mesa Diretora da Câmara dos Deputados ingressou no STF (Supremo Tribunal Federal) com uma representação contra o Conselho Regional de Medicina de SP (Cremesp) pedindo a suspensão de um processo ético-disciplinar em tramitação contra o deputado federal Alexandre Padilha (PT-SP).

DO CONTRA

Em 2019, um médico pediu que o conselho abrisse uma sindicância por causa de um vídeo no qual Padilha, que também é médico, criticou o aval do Ministério da Saúde para a compra de aparelhos de eletroconvulsoterapia (conhecida como eletrochoque) para o SUS.

O deputado federal Alexandre Padilha (PT-SP) durante entrevista coletiva na Câmara - Michel Jesus - 25.mar.2020/Câmara dos Deputados

PROTESTO

“Loucura não se prende, loucura não se tortura”, afirmava o parlamentar. O Cremesp acolheu a acusação de que a fala do deputado é sensacionalista e fere o Código de Ética Médica.

MEGAFONE

Segundo a Mesa Diretora da Câmara, que pede a suspensão do processo, a ação é ilegal e arbitrária, “em ofensa aos princípios de liberdade de expressão e opinião”​ do deputado. O caso será relatado pelo ministro Ricardo Lewandowski no STF. O Cremesp não comenta o tema.

QUARENTENA

com BRUNO B. SORAGGI, BIANKA VIEIRA e VICTORIA AZEVEDO

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.