Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

Censo mostra que 13% de professores e alunos já foram contaminados pelo novo coronavírus em São Paulo

Levantamento vai orientar prefeitura na organização da volta às aulas

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A primeira fase do censo da educação da cidade de São Paulo descobriu que cerca de 13% de professores, funcionários e alunos das escolas municipais da capital paulista já foram contaminados pelo novo coronavírus.

Nesta primeira etapa, 65 mil pessoas passaram pelos exames sorológicos. Eles são feitos com coleta de sangue que revelam a presença de anticorpos, indicando se já houve ou não contato com o coronavírus, ainda que a pessoa não tenha ficado doente nem apresentado qualquer sintoma da Covid-19.

A prevalência é menor entre os professores e maior entre os alunos, numa proporção de cerca de 8% entre os primeiros, contra cerca de 16% dos segundos, segundo uma fonte ouvida pela coluna.

O prefeito de São Paulo, Bruno Covas, resolveu fazer o censo antes de decidir sobre a volta às aulas na cidade. Elas estão suspensas desde março por causa da epidemia do novo coronavírus. Apenas aulas presenciais para estudantes do Ensino Superior ou para atividades extracurriculares de ensino infantil, fundamental e médio estão liberadas.

A administração já vinha realizando inquéritos sorológicos, feito por amostragens nas diversas regiões do município.

O censo, no entanto, testará todos os 675 mil estudantes acima de quatro anos e os 102 mil profissionais da área, entre professores e funcionários das escolas.

LINK PRESENTE: Gostou desta coluna? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.