Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

Doria divulga reunião com Pazuello para provar acordo

Presidente Jair Bolsonaro negou intenção de o governo federal comprar vacinas do Butantan

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O Governo de SP divulgou a íntegra do vídeo da reunião em que o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, anunciou acordo com o estado de São Paulo para a compra de 46 milhões de doses da Coronavac, vacina da farmacêutica chinesa Sinovac que será produzida no Brasil pelo Instituto Butantan. O encontro foi realizado na terça (20).

"A vacina do Butantan será a vacina brasileira", diz Pazuello a partir do 13º minuto do vídeo [assista abaixo]. "E, com isso, o registro entra pela Anvisa, e não vem pela Anvisa chinesa. Isso nos dá mais segurança, isso nos dá também mais liberdade de manobra."

"Com esse movimento, e a velocidade do processo --nós acreditamos que a vacina do Butantan efetivamente chegue para nós com um mês de antecedência. A gente precisa cobrir já essa primeira lacuna que vai acontecer. Então nós já fizemos uma carta em resposta ao ofício do Butantan, e essa carta é o compromisso da aquisição das vacinas que serão fabricadas até o início de janeiro, em torno de 46 milhões de doses. E essas vacinas servirão para nós iniciarmos a vacinação ainda em janeiro. Essa é a nossa grande novidade. E isso equilibra o processo."

O ministro segue: "Nós temos 140 milhões de doses da AstraZenecaque chegam a partir de janeiro. E se o Butantan nos fornecer as 46 milhões de doses iniciais agora, a gente já consegue iniciar a vacinação. E aí conforme o processo ande daqui até lá, compramos mais ou entram outras vacinas. Temos outras vacinas em prospecção no Brasil."

LINK PRESENTE: Gostou desta coluna? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.