Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo
Descrição de chapéu STF

Jorge Oliveira dizia querer STF só no segundo mandato de Bolsonaro

Ministro e amigo pessoal do presidente, ele recusou indicação, mas aparentou abatimento depois de escolha de desembargador

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A indicação do secretário-geral da Presidência Jorge Oliveira ao STF (Supremo Tribunal Federal) já era considerada líquida e certa na corte e também entre líderes do Congresso antes que Jair Bolsonaro comunicasse a sua intenção de escolher o desembargador Kássio Nunes Marques para o tribunal.

Jorge Oliveira em reunião ministerial - Marcos Corrêa - 7.fev.2020/Folhapress

PLENO VAPOR 

Magistrados e parlamentares já sinalizavam ao Palácio do Planalto que, diante do inevitável, ela seria bem aceita. Até que veio a bomba da indicação de Marques.

VAPOR 2 

A atitude de Bolsonaro, de preterir seu auxiliar mais próximo, passou a ser creditada ao próprio Oliveira: ele teria insistido que não queria ir para o tribunal neste mandato —mas apenas, eventualmente, a partir de 2023, caso Bolsonaro fosse reeleito.

TRISTE 

Interlocutores de Oliveira perceberam, no entanto, que ele ficou abatido com a possibilidade de outro ser indicado em seu lugar.

VAI SONHANDO 

Setores do Palácio do Planalto passaram a alimentar o rumor de que uma terceira vaga poderia ser aberta no STF ainda no primeiro mandato de Jair Bolsonaro —além de Celso de Mello, também Marco Aurélio Mello se aposentará, em 2021.

VAI SONHANDO 2 

A ideia seria oferecer a algum ministro um cargo no exterior, em troca de uma aposentadoria precoce e da abertura da terceira vaga. Com isso, Bolsonaro poderia atender aos vários lobbies em torno de candidatos ao STF.

ZERO 

A ideia, no entanto, não tem chance de vingar.

QUARENTENA

com BRUNO B. SORAGGI, BIANKA VIEIRA e VICTORIA AZEVEDO

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.