Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo
Descrição de chapéu Folhajus

Mais de 140 juristas e advogados assinam carta em apoio a Boulos e Erundina

Alguns deles são antigos eleitores do PT

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Um grupo de cerca de 140 juristas e advogados —alguns deles antigos eleitores do PT— assinou uma carta em apoio à candidatura da chapa de Guilherme Boulos e Luiza Erundina (PSOL-SP) para a Prefeitura de São Paulo.

UNIDOS

O professor emérito da PUC-SP Celso Antônio Bandeira de Mello, o professor emérito da USP Fábio Konder Comparato e os advogados Antonio Cláudio Mariz de Oliveira e Walfrido Warde estão entre os signatários.

CONFIRMA

“É hora de demonstrar a nossa insatisfação com o esmorecimento dos valores humanísticos e democráticos e, a um só tempo, reafirmar o nosso compromisso com um projeto político fundado na empatia, na solidariedade e no afeto”, diz a carta.

Luiza Erundina e Guilherme Boulos durante caminhada no centro de São Paulo em 2018
Luiza Erundina e Guilherme Boulos durante caminhada no centro de São Paulo em 2018 - Zanone Fraissat - 16.ago.18/Folhapress

Leia, abaixo, a íntegra da carta:

"Nós, profissionais do direito abaixo assinados, manifestamos nossa preocupação intensa com os destinos de nosso país e de nosso Estado Democrático de Direito.

Observa-se um agudo processo de esvaziamento da democracia constitucional pelos Poderes constituídos, dentro do qual a Constituição adquire uma vigência meramente nominal. Ao mesmo tempo, problemas atávicos de nossa sociedade, como o racismo, o machismo e a homofobia tem se ampliado significativamente nos últimos anos.

A disputa entre civilização e barbárie, entre autoritarismo e democracia, chega a momentos dramáticos na atual conjuntura. Advogados, jornalistas, líderes de movimentos sociais, líderes políticos, críticos e indesejáveis em geral são vítimas de investigações e processos penais de exceção.

A juventude, que é a maior esperança de construção de um novo país, livre e justo, é massacrada em nossas periferias, por uma política cada vez mais violenta do Estado, que estimula essa guerra fratricida entre pobres fardados e não fardados.

As eleições municipais que se avizinham constituem um momento muito especial para a frágil democracia brasileira. É hora de demonstrar a nossa insatisfação com o esmorecimento dos valores humanísticos e democráticos e, a um só tempo, reafirmar o nosso compromisso com um projeto político fundado na empatia, na solidariedade e no afeto.

Nesse sentido, a chapa integrada por Guilherme Boulos e Luiza Erundina traduz a melhor escolha para a Prefeitura de São Paulo, tanto pelos méritos do candidato e da candidata, quanto pelo projeto que apresentam para a cidade."

QUARENTENA

com BRUNO B. SORAGGI, BIANKA VIEIRA e VICTORIA AZEVEDO

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.