Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

Organização pede que Governo de SP desqualifique instituições investigadas por desvios na saúde

Secretaria de Saúde afirma que iniciou um pente-fino e reavaliação nos contratos e convênios da pasta

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O Ibross (Instituto Brasileiro das Organizações Sociais de Saúde) enviou um ofício na semana passada ao secretário estadual de Saúde de São Paulo, Jean Gorinchteyn, pedindo que o Governo de SP desqualifique instituições que são investigadas pelo Ministério Público de SP de supostamente desviar recursos da saúde.

PENTE FINO

O Ibross também pede que os contratos para gestão de serviços estaduais firmados com as instituições Santa Casa de Pacaembu e Santa Casa de Birigui sejam rompidos.

Fachada de um dos prédios do Ministério Público na capital paulista - Adriano Vizoni - 29.ago.2014/Folhapress

RISCO

​“As denúncias são extremamente graves e podem colocar em risco não somente a capacidade do poder público em qualificar e escolher entidades parceiras para a administração de hospitais e outros serviços do SUS, como também pôr em xeque a credibilidade do modelo de organizações sociais de saúde”, diz o texto. O ofício é assinado pelo presidente da entidade, Renilson Rehem de Sousa.

REAVALIAÇÃO

A secretaria afirma que colaborou com os órgãos responsáveis nas investigações e que iniciou um pente-fino e reavaliação nos contratos e convênios da pasta com as organizações sociais. “Os mesmos serão rescindidos, se detectada qualquer irregularidade ou problemas de gestão”, diz em nota.

COLABORAÇÃO

A Santa Casa de Pacaembu não respondeu. A Santa Casa de Birigui diz que a entidade “não é investigada, porém tem colaborado com as autoridades no sentido de elucidação de atos de terceiros que porventura tenham causado prejuízo ao erário e a própria Santa Casa”.

QUARENTENA

com BRUNO B. SORAGGI, BIANKA VIEIRA e VICTORIA AZEVEDO

LINK PRESENTE: Gostou desta coluna? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.