Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

Prefeitura de SP premia e ameaça de despejo instituição cultural da zona sul

Espaço Cita realiza oficinas, eventos e festivais gratuitos há cerca de dez anos

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Uma instituição reconhecida pela Prefeitura de SP como ponto de cultura está ameaçada de despejo pelo próprio órgão. Localizado na região do Campo Limpo, na zona sul, o Espaço Cultural Cita realiza oficinas, eventos e festivais gratuitos há cerca de dez anos.

RELÓGIO

No dia 7 de outubro, a Subprefeitura de Campo Limpo deu dez dias para desocupação, alegando risco por cupins e falta de manutenção.

DISPUTA

A Secretaria de Saúde diz que planeja implementar um centro de testagem e acolhimento no terreno. A decisão contraria a Secretaria de Cultura, que em agosto contemplou o Cita com um prêmio para coletivos culturais em espaços públicos ociosos.

Apresentação de peça de teatro no Espaço Cultural Cita, na zonal sul, em São Paulo - Divulgação

Leia, abaixo, a íntegra da nota enviada pela Prefeitura de São Paulo:

"A Prefeitura de São Paulo informa que a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) já mantém no terreno, atualmente, o SAE DST Jardim Mistutani e o CAPS Infantojuvenil Campo Limpo, que prestam importantes serviços para a população local. Na mesma área, há a intenção de implantar o Centro de Testagem e Acolhimento (CTA) Parque Ipê, com recursos do Programa IST/AIDS, cujos trâmites licitatórios estão em andamento. Para a instalação do equipamento, será necessária reforma do imóvel, pois há diversos problemas e risco devido à presença de cupins e falta de manutenção nos últimos anos. A Subprefeitura de Campo Limpo esteve no local no último dia 7 e, constatado risco estrutural, foi lavrado um auto de interdição e de desocupação da área. O prazo para cumprimento é de dez dias. A Secretaria Municipal de Cultura reconhece a importância do trabalho do Espaço Cultural CITA, reconhecido pelo edital de Mapeamento e Credenciamento de Espaços Culturais, e se dispõe a auxiliar nas tratativas para a resolução do caso."

QUARENTENA

com BRUNO B. SORAGGI, BIANKA VIEIRA e VICTORIA AZEVEDO

LINK PRESENTE: Gostou desta coluna? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.