Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

PSOL aciona Ministério Público contra Bolsonaro por homofobia

Em visita ao Maranhão, presidente afirmou que 'virou boiola igual maranhense'

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Os deputados federais do PSOL Fernanda Melchionna (RS), David Miranda (RJ) e Sâmia Bomfim (SP) e as ativistas Natasha Ferreira e Mônica Benício, viúva da vereadora Marielle Franco, entrarão com uma representação no Ministério Público Federal contra o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) por causa de piada de cunho homofóbico feita por ele nesta quinta (29).

Em visita oficial ao Maranhão, enquanto se encaminhava para o segundo compromisso do dia, saindo da capital São Luís rumo à cidade de Imperatriz, brincou de forma homofóbica após beber um copo do guaraná Jesus, bebida típica do estado.

O presidente Jair Bolsonaro em visita o Maranhão nesta quinta (29) - Alan Santos/PR

"Agora eu virei boiola. Igual maranhense, é isso?", disse o presidente, entre risos. "Guaraná cor-de-rosa do Maranhão aí, quem toma esse guaraná aqui vira maranhense", seguiu.

Os requerentes do PSOL afirmam que irão fazer valer decisão do STF (Supremo Tribunal Federal) que caracteriza a discriminação como crime.

“Práticas discriminatórias e violadoras de direitos não podem prosperar e não iremos aceitá-las em silêncio, especialmente quando emanadas do presidente da República. Manifestações como essas são um incentivo aos piores tipos de preconceitos e violências contra a população LGBTI+", diz o deputado David Miranda.

Em junho de 2019, um julgamento da corte enquadrou a homofobia e a transfobia na lei dos crimes de racismo até que o Congresso Nacional aprove uma legislação sobre o tema. ​Na ocasião, o ministro Dias Toffoli, então presidente do STF, chamou o Congresso de omisso por nunca ter votado uma lei sobre o caso, apesar da existência de projetos em tramitação há quase 20 anos.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.