Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo
Descrição de chapéu Folhajus

TCU fará auditoria em órgãos públicos para avaliar combate ao assédio sexual

Proposta foi apresentada pelo ministro Bruno Dantas

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O TCU (Tribunal de Contas da União) fará uma auditoria em órgãos da administração pública federal para avaliar o desempenho do sistema de prevenção e combate ao assédio sexual no ambiente de trabalho. A iniciativa foi apresentada pelo ministro Bruno Dantas.

"Não é só uma proposta de ação de controle, mas também um alerta e um convite para que os dirigentes máximos dos mais diversos órgãos e entidades federais atentem para a dimensão do problema e reforcem as medidas de prevenção e combate ao assédio sexual", afirmou Dantas em ofício encaminhado ao plenário do TCU.

O ministro do TCU (Tribunal de Contas da União) Bruno Dantas
O ministro do TCU (Tribunal de Contas da União) Bruno Dantas - UOL - 12.fev.2020/Folhapress

O magistrado citou um relatório de auditoria do Escritório de Contabilidade do Governo (GAO) dos Estados Unidos, segundo o qual casos de assédio sexual geram prejuízos econômicos para o empregador —dados os custos com indenizações— e queda de produtividade, aumento de rotatividade de empregados e danos à imagem da instituição.

"Não é difícil imaginar o quanto o assédio sexual, conduta reprovável criminal e moralmente, pode afetar de forma negativa um considerável número de servidores públicos e, ao fim e ao cabo, a própria prestação de serviços públicos à população", segue Dantas.

Ele ainda afirma uma ações de combate e prevenção ao assédio sexual em ambientes de trabalho, sejam eles privados ou públicos, são muito incipientes no país.

"Sem dúvida, trata-se de questão relevante, não só do ponto de vista individual, mas também social, razão pela qual considero oportuna e desejável alguma atuação desta Corte", justifica.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.