Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo
Descrição de chapéu Coronavírus

Especialistas contra a Covid-19 debatem nova campanha pelo uso de máscaras e isolamento social

Grupo defende que essas medidas seguem fundamentais mesmo em encontros pequenos

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O Todos Pela Saúde, organização integrada por médicos e especialistas e criada para o combate à Covid-19, discute o lançamento de nova campanha para insistir que o uso das máscaras e o distanciamento social, mesmo em encontros pequenos e reservados, segue sendo fundamental.

RELAX TOTAL 

“As classes A e B, que conseguiram se isolar no início da epidemia, agora estão saindo, e de forma muito relaxada, o que já está gerando uma nova onda de contaminação”, afirma o médico Sidney Klajner, presidente do Hospital Albert Einstein.

CURVA 

A coluna revelou que hospitais privados têm registrado um aumento nos atendimentos de infecção pelo novo coronavírus. O Sírio Libanês tem hoje 120 pacientes, número próximo ao do pico da epidemia. O HCor viu o atendimento saltar, de 18 para 30 pacientes. No Vila Nova Star, os casos no pronto atendimento dobraram.

RISCO 

O fenômeno é creditado ao comportamento de grande parte da classe média e alta: os jovens frequentam festas sem qualquer cuidado. E mesmo pessoas mais velhas e, em tese, mais cautelosas, vão a encontros familiares e com amigos, tiram as máscaras e ficam próximas —justamente a atitude mais perigosa de todas.

DISPARO 

Há ainda um temor de que se repita agora o que ocorreu no começo da epidemia no Brasil: a infecção se alastrar por todas as classes sociais, revertendo a curva de queda de casos na cidade.

TODO CUIDADO 

“Estamos preocupados em comunicar às pessoas as situações que podem levar a um novo aumento dos casos de Covid-19”, diz Klajner.

PRIMEIRA PARTE  

A primeira campanha do Todos Pela Saúde, “Usar a Máscara Salva”, foi estrelada pelo médico Drauzio Varella, que também integra o conselho da organização.

QUARENTENA

com BRUNO B. SORAGGI, BIANKA VIEIRA e VICTORIA AZEVEDO

LINK PRESENTE: Gostou desta coluna? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.