Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo
Descrição de chapéu Coronavírus

Governo de SP vai selecionar novos voluntários para testar vacina chinesa

Queda na circulação do novo coronavírus comprometeu calendários dos estudos

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O governo de São Paulo vai selecionar novos voluntários para os testes clínicos da Coronavac, a vacina desenvolvida na China que será produzida em parceria com o Instituto Butantan.

VELOCÍMETRO 

A queda no número de infectados pelo novo coronavírus no estado, indicando que ele circula em menor intensidade, atrasou o estudo, já que menos voluntários estão sendo contaminados. Daí a necessidade de incluir mais pessoas nos testes.

CALENDÁRIO  

A previsão inicial era que, até outubro, pelo menos 61 voluntários já tivessem sido infectados. Isso permitiria descobrir se eles tinham tomado a vacina contra a Covid-19 —o que indicaria que ela não é efetiva— ou placebo, o que mostraria que ela consegue imunizar as pessoas.

TODO CUIDADO  

“A circulação do vírus diminuiu. Além disso, o público que tomou a vacina é formado por profissionais da área da saúde, que tradicionalmente se protegem mais”, diz o secretário estadual da Saúde, Jean Gorinchteyn.

FILA  

O recrutamento de novos voluntários, segundo ele, está sendo coordenado pelo hospital Emílio Ribas, nas regiões de Guaianases e Mandaqui, na capital de SP. Não há um número preciso ainda de pessoas a serem recrutadas.

QUARENTENA

com BRUNO B. SORAGGI, BIANKA VIEIRA e VICTORIA AZEVEDO

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.