Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

Grupo de teatro de secretário de Covas diz que renuncia a R$ 50 mil após ser contemplado em edital do estado

Parlapatões diz que não cometeu ilegalidade ou imoralidade e que encaminhou uma carta de desistência na terça (24)

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O grupo de circo e teatro Parlapatões, que tem direção artística do secretário municipal de Cultura de São Paulo, Hugo Possolo, foi contemplado com R$ 50 mil em edital da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do estado.

BOLSO 

O grupo pede doações em seu site e diz que o cargo de Possolo o impossibilita “de concorrer aos editais públicos, especialmente os de apoio a espaços culturais”. No entanto, se inscreveu e foi selecionado em um para manutenção de espaços culturais independentes.

NOS CONFORMES 

A pasta estadual diz que uma comissão “avaliou não haver impedimentos legais para a seleção”. O grupo afirma que não cometeu ilegalidade ou imoralidade e que encaminhou uma carta de desistência na terça (24). A Secretaria Municipal de Cultura não se pronunciou.

VEJA BEM

Neste sábado (28), o Parlapatões publicou em suas redes sociais que "é mentirosa e oportunista a nota da coluna da Mônica Bergamo insinuando qualquer favorecimento ao grupo teatral Parlapatões". O texto é escrito em primeira pessoa pelo secretário Hugo Possolo —ele, no entanto, não havia se manifestado previamente ao ser procurado por meio da Secretaria Municipal de Cultura.

O grupo afirma que desistiu do edital "para evitar a distorção eleitoral que se faria do fato" e que foi prejudicado pela própria decisão, já que está endividado.

"É fato que uma campanha eleitoral passa pela exploração de todos os aspectos, mas é certo que a desistência mostra [que] o grupo buscou se sacrificar para evitar a exploração negativa do fato", diz a postagem.

O edital Proac nº 17/2020 abriu suas inscrições em julho deste ano e publicou a lista de contemplados no dia 18 de novembro. A carta de renúncia do Parlapatões enviada à coluna foi assinada nesta semana, em 24 de novembro.

QUARENTENA

com BRUNO B. SORAGGI, BIANKA VIEIRA e VICTORIA AZEVEDO

LINK PRESENTE: Gostou desta coluna? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.