Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

Justiça determina que Atacadão adote medidas antirracistas após denúncia de funcionária

Auxiliar de cozinha alega ter sido hostilizada por colegas do mercado

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A Justiça do Trabalho do Rio de Janeiro determinou que a empresa Atacadão, do grupo Carrefour Brasil, adote medidas contra atos discriminatórios praticados por funcionários no ambiente de trabalho.

INTOLERÂNCIA

A decisão, liminar, baseia-se em ação movida pelo Ministério Público do Trabalho após denúncias de racismo e intolerância religiosa feitas por uma funcionária de uma loja da rede em Santa Cruz, na zona oeste do Rio.

HOSTILIDADE 

A auxiliar de cozinha Nataly Ventura foi demitida da empresa em agosto. Ela, que é negra, alega ter sido hostilizada por colegas do mercado —um deles escreveu “só para branco usar” em um avental de trabalho.

SAÍDA 

Segundo a ação, Nataly chegou a denunciar o ocorrido à sua chefia, que ordenou que a ofensa fosse apagada pelo trabalhador responsável pelo ato. Posteriormente, a vítima foi desligada da empresa.

PROVIDÊNCIAS 

A decisão judicial diz que a empresa deverá aplicar sanções disciplinares efetivas a empregados que pratiquem qualquer forma de discriminação contra seus colegas. A empresa também deverá estabelecer meio para receber e apurar denúncias sobre racismo e instaurar política de combate à discriminação em suas dependências —sob pena de multa de R$ 100 mil por cada obrigação descumprida. Cabe recurso.

DE OLHO 

Por meio de nota, o Atacadão diz que a decisão impõe obrigações que já são cumpridas e observadas por eles. A empresa afirma que repudia qualquer tipo de discriminação, e que conta com um canal exclusivo para denúncias.

LINKS

QUARENTENA

IVAN FINOTTI (interino) com BRUNO B. SORAGGI, BIANKA VIEIRA e VICTORIA AZEVEDO

LINK PRESENTE: Gostou desta coluna? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.