Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

Criador de paródia de Cebolinha drogado lamenta apagá-la por exigência de Mauricio de Sousa

'Deve ser parecido com ser censurado', diz Daniel Paiva, autor do personagem Boldinho

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O cartunista Daniel Paiva lamenta a exigência da Mauricio de Sousa Produções para que ele retirasse do ar o conteúdo relacionado ao seu personagem Boldinho, um usuário de maconha inspirado em Cebolinha, da Turma da Mônica. “É um sentimento que deve ser parecido com ser censurado”, diz ele.

TINTA 

“Me sinto não podendo usar um meio de expressão por força maior”, explica Paiva. “Não fui censurado porque eu mesmo fui lá e tirei os meus desenhos do ar.”

O personagem Boldinho, criado pelo cartunista Daniel Paiva inspirado em Cebolinha, da Turma da Mônica
O personagem Boldinho, criado pelo cartunista Daniel Paiva inspirado em Cebolinha, da Turma da Mônica - Reprodução

CANETA 

A Mauricio de Sousa Produções (MSP) solicitou a Paiva e ao site maryjuana.com.br que parassem de publicar tirinhas do personagem criado pelo cartunista em 2004 e veiculado em revistas independentes de quadrinhos como a “Tarja Preta”. O pedido foi feito via notificação extrajudicial.

NÓ NA ORELHA

“O Boldinho é uma paródia, e ela é prevista na lei”, diz Paiva. “Alegam que [o personagem] não é uma paródia por trazer descrédito à obra original, o que é bastante subjetivo”, segue ele. “Sempre considerei o Boldinho uma homenagem.”

LIMOEIRO 

A Mauricio de Sousa Produções afirma que as suas exigências foram prontamente acatadas pelos notificados. “Os personagens da MSP jamais poderão estar associados a qualquer ilícito que seja, até porque conversam com públicos de todas as idades”, diz a empresa em nota.

PLANO INFALÍVEL 

“O personagem Boldinho gerou descrédito à obra originária [Cebolinha], fato não permitido pela legislação. Procurou-se pela notificação resolver esta questão de forma amigável, o que de fato, ocorreu. A MSP sente-se satisfeita com as providências até aqui adotadas.”

TURMA 

Fãs do personagem criado por Paiva criaram uma página no Instagram batizada #Freeboldinho, que reúne desenhos de Boldinho feitos por diferentes cartunistas.

QUARENTENA

IVAN FINOTTI (interino), com BRUNO B. SORAGGI, BIANKA VIEIRA e VICTORIA AZEVEDO

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.