Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

'Desejo dias melhores para nossos heróis', diz Danilo Gentili após críticas por piada com enfermeiras

Conselho paulista que representa a categoria emitiu nota de repúdio por comentário de apresentador nas redes

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Criticado após fazer piada citando enfermeiras, o apresentador Danilo Gentili diz que deseja “dias melhores para nossos heróis da enfermagem. E também para nossos anti-heróis da comédia”.

FUTURO 

Na terça (1º), Gentili escreveu em rede social: “Vocês sabem se existe um asilo especializado onde as enfermeiras batem uma pros véios? Essa tem sido uma preocupação minha quando penso no futuro. Existe esse tipo de serviço?”.

CALMA LÁ 

Na quarta (2), o Conselho Regional de Enfermagem de SP (Coren-SP) emitiu nota de repúdio pelo comentário do apresentador, afirmando que a mensagem faz apologia do assédio sexual, é machista e desrespeita profissionais “que atuam com dedicação, compromisso e conhecimento técnico” nas instituições para idosos.

TEMPO

À coluna, o apresentador afirmou na quinta (3) que fez um “comentário jocoso” tirado da comédia italiana “Feios, Sujos e Malvados”, de Ettore Scola, e que lamenta que “um conselho perca tempo debatendo piadinhas banais” em plena pandemia.

PIADA 

“Se uma piadinha de Twitter merece ser indiciada criminalmente o que não fariam com o cineasta Ettore Scola que filmou e eternizou tal cena cômica? Linchamento? Pena de morte?​“, segue Gentili.

MEGAFONE 

O Coren-SP pede que o apresentador se retrate publicamente.

Leia a íntegra da nota de Danilo Gentili:

"Eu fiz esse comentário jocoso enquanto assistia a comédia Italiana clássica 'Feios, Sujos e Malvados' de Ettore Scola. A cena em questão era essa.

Hoje o Conselho Federal de Enfermagem me indiciou criminalmente por uma piada que fiz enquanto assistia um filme de comédia. Aos leitores: acham mesmo proporcional isso tudo? Se uma piadinha de Twitter merece ser indiciada criminalmente o que não fariam com o cineasta Ettore Scola que filmou e eternizou tal cena cômica? Linchamento? Pena de morte?

Sinceramente eu lamento que, em plena pandemia, enquanto tantos profissionais de enfermagem arriscam suas vidas para salvar outras, um Conselho perca tempo debatendo piadinhas banais ao invés de mirar todos seus esforços em proteger os enfermeiros e enfermeiras que muitas vezes são obrigados a trabalhar sem os devidos equipamentos de proteção em diversas unidades de saúde de São Paulo e do Brasil. Mas cada órgão com as suas prioridades, não é mesmo?

Aliás, piadas à parte, deixo meus aplausos a esses heróis e heroínas que não se escondem atrás de mesinhas de sindicatos e conselhos e por isso não têm tempo de patrulhar piadinha de Twitter. Desejo dias melhores para nossos heróis da enfermagem. E também para nossos anti-heróis da comédia."

QUARENTENA

IVAN FINOTTI (interino) com BRUNO B. SORAGGI, BIANKA VIEIRA e VICTORIA AZEVEDO

LINK PRESENTE: Gostou desta coluna? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.