Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo
Descrição de chapéu Facebook twitter

Bolsonaristas foram os que mais mobilizaram a opinião pública nas redes em 2020, diz levantamento

Engajamento é liderado pelo presidente; à esquerda, Boulos desponta como o que mais repercutiu entre internautas

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Políticos e influenciadores bolsonaristas dominaram as discussões das redes sociais neste ano. Dos 20 que mais repercutiram e geraram engajamento no Facebook e no Twitter, 14 são da base de apoiadores do presidente Jair Bolsonaro e apenas seis são opositores.

O presidente Jair Bolsonaro participa de cerimônia no Ministério do Turismo, em Brasília - Evaristo Sa - 17.dez.2020/AFP

LUPA

Os dados integram levantamento da consultoria .MAP, feito a partir da análise de 1,4 milhão de posts em perfis públicos entre 1º de janeiro e 17 de dezembro. O engajamento considera envolvimento por meio de curtidas, compartilhamento e comentários.

CAPITÃO

A mobilização nas redes é liderada pelo próprio presidente —ele responde a 10,9% de toda a repercussão gerada por políticos sobre política, economia e bem-estar. A promoção de iniciativas relacionadas à epidemia, como o pagamento do auxílio emergencial, destacou-se.

BASE

O deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) é o segundo colocado, com 5,8% do engajamento, enquanto seu irmão Carlos, vereador no Rio pelo Republicanos, figura na 10ª posição. A artilharia pró-Bolsonaro conta ainda com Roberto Jefferson (PTB) —o terceiro colocado, apesar de ter tido o perfil no Twitter suspenso—, e as deputadas Carla Zambeli e Bia Kicis (PSL-SP).

DO LADO DE LÁ

O ex-candidato a prefeito de SP Guilherme Boulos desponta como o político da esquerda que mais mobilizou os internautas, sendo o quarto colocado no ranking. A oposição ainda tem o ex-presidente Lula (11º), o governador Flávio Dino (18º) e o ex-governador Ciro Gomes (20º) entre os 20 mais bem colocados.

CONTRASTE

Entre os influenciadores que se manifestam sobre política, economia e bem-estar, a vantagem à direita se repete. A liderança do ranking, no entanto, é do youtuber Felipe Neto, que arrematou 36% do engajamento das discussões sobre políticos.

UNIDOS

“Políticos e influenciadores de direita, ancorados na máquina pública e em uma militância aguerrida e fiel, confirmam uma organização consistente disposta a fazer predominar suas visões e narrativas nas redes”, afirma Giovanna Masullo, diretora da .MAP.

Veja, abaixo, os rankings:

Políticos e influenciadores que mobilizaram a opinião pública em 2020

QUARENTENA

IVAN FINOTTI (interino) com BRUNO B. SORAGGI, BIANKA VIEIRA e VICTORIA AZEVEDO

LINK PRESENTE: Gostou desta coluna? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.