Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

Mais de 100 produtoras cobram do governo federal a implementação de plano emergencial para a Cinemateca

Documento foi enviado ao secretário Mario Frias (Cultura) e ao secretário do Audiovisual na quinta (17)

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Mais de 100 produtoras brasileiras responsáveis por cerca de 1.400 filmes endossam carta que cobra do governo federal a implementação de um plano de trabalho emergencial em prol da Cinemateca Brasileira.

TEMPO

A organização social Sociedade Amigos da Cinemateca apresentou, há três meses, um projeto de prestação de serviço temporário e aguarda autorização do governo. A carta, elaborada pelos movimentos SOS Cinemateca - Apaci e Cinemateca Viva, foi enviada ao secretário Mario Frias (Cultura) e ao secretário do Audiovisual, Bruno Graça Melo Côrtes, na quinta (17).

Leia, abaixo, a íntegra da carta:

"Ilustríssimos Senhores,

Considerando o momento crítico que atravessa a Cinemateca Brasileira, paralisada há meses sem que funcionários especializados cuidem de seu acervo, preocupa-nos o comprometimento do estado de conservação dos nossos filmes e demais materiais ali depositados, e por isso insistimos na importância da implementação imediata do plano emergencial proposto pela Sociedade Amigos da Cinemateca.

As matrizes, cópias e documentos relacionados às obras listadas em anexo estão sob custódia da Cinemateca Brasileira e, consequentemente, da União, que é responsável legal por sua guarda e preservação.

Desde a entrega das chaves e da apresentação do plano emergencial a essa Secretaria, transcorreram quatro meses. Nesse período, sem os cuidados necessários, como o monitoramento das condições de armazenamento e a revisão periódica, é possível que tais materiais já tenham sofrido degradação física ou química. Além disso, com a chegada do verão, sem o controle devido, os materiais em nitrato de celulose podem entrar em processo de autocombustão. Na Cinemateca Brasileira está depositada a quase totalidade dos filmes em nitrato realizados no Brasil que foi possível conservar. Trata-se de um patrimônio único, de valor inestimável.

Nosso acervo audiovisual não pode mais esperar: a realização do chamamento para a escolha da nova organização social que irá gerir a Cinemateca Brasileira é imperativa e urgente.

Lembrando que preservar é mais eficaz e bem menos custoso que restaurar, e que eventuais danos poderão implicar não só em vultoso prejuízo de nosso patrimônio, como em irreparáveis perdas para a memória e a cultura brasileiras, aguardamos a tomada imediata das providências acima listadas, a fim de que essa gravíssima crise possa ser solucionada.

Atenciosamente,

SOS Cinemateca - APACI, Cinemateca Viva e produtores audiovisuais, com lista de títulos e materiais depositados na Cinemateca"

QUARENTENA

IVAN FINOTTI (interino) com BRUNO B. SORAGGI, BIANKA VIEIRA e VICTORIA AZEVEDO

LINK PRESENTE: Gostou desta coluna? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.