Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

MPF acusa diretores da Ancine por improbidade administrativa

Órgão afirma que houve omissão por parte da agência no andamento e conclusão de processos administrativos de 782 projetos

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O Ministério Público Federal ingressou com uma ação civil pública por improbidade administrativa contra diretores da Ancine (Agência Nacional do Cinema).

O MPF afirma que houve omissão por parte da agência no andamento e conclusão de processos administrativos de 782 projetos audiovisuais, financiados com recursos do Fundo Setorial do Audiovisual (FSA), referentes aos editais de 2016, 2017 e 2018.

Fachada da Ancine, a Agência Nacional do Cinema, na região central do Rio de Janeiro, em foto de 2019
Fachada da Ancine, a Agência Nacional do Cinema, na região central do Rio de Janeiro, em foto de 2019 - Lucas Tavares/Folhapress

A ação é direcionada aos diretores e ao procurador-chefe da agência. "Os demandados conscientemente ordenaram a seus subordinados que não dessem andamento a processos de projetos audiovisuais, omitiram dados que comprovam a paralisia do serviço e, ainda, recusam-se a comprometer-se com prazos ou medidas efetivas para solucionar o passivo de 782 projetos pendentes de análise", diz o texto.

Ainda segundo o MPF, entre janeiro e setembro de 2020 apenas 24 projetos foram concluídos.

A ação foi ajuizada pelo procurador Sergio Gardenghi Suiama na quinta (17), na 11ª Vara Federal do Rio de Janeiro.

O MPF também pede concessão de tutela de urgência para obrigar a Ancine a concluir esses processos administrativos, num prazo de 90 dias, sob pena de multa diária de R$ 10 mil.

O procurador Sergio Gardenghi Suiama, em outubro, deu um prazo de 15 dias para que a Ancine informasse os motivos de ter aprovado somente um projeto para receber recursos do FSA entre agosto de 2019 e maio de 2020.

Entre outras recomendações, o procurador também pediu que a agência publicasse em seu site um comparativo de valores empenhados e de execução financeira dos últimos dez anos.

LINK PRESENTE: Gostou desta coluna? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.