Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

Número de denúncias sobre exploração infantil cai e preocupa o Ministério Público do Trabalho

Entre 2015 e 2020 houve redução de um terço dos registros, diz órgão

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O Ministério Público do Trabalho (MPT) registrou queda no número de denúncias de exploração do trabalho infantil de 2015 a 2020. Segundo o órgão, foram 1.799 relatos do tipo recebidos neste ano, o que corresponde a um terço dos 5.327 casos apontados há cinco anos.

Se comparado a 2019, quando o total de casos foi de 2.948, a queda nos casos compilados em 2020 foi de 39%.

A baixa é preocupante, segundo a procuradora Ana Maria Villa Real, coordenadora nacional de Combate à Exploração do Trabalho da Criança e do Adolescente do MPT.

“O número comprova o aumento da subnotificação, uma vez que é proporcionalmente muito maior do que a redução do trabalho infantil constatada pelo IBGE, segundo pesquisa divulgada nesta quinta (17)”,afirma ela.

"A pesquisa divulgada hoje traz dados preocupantes e alarmantes, a exemplo do aumento de quase 10% de crianças e adolescentes pretos e pardos em situação de trabalho infantil, o que só corrobora o racismo como fator estruturante, além do fato de que 54% de todo o trabalho infantil em atividades econômicas é realizado sob a modalidade das piores formas", segue Villa Real.

De 2015 a 2020, foram recebidas 19.413 denúncias relacionadas ao tema da exploração do trabalho da criança e do adolescente, que engloba tanto o trabalho infantil quanto irregularidades nos contratos de aprendizagem, falta de políticas públicas para o combate a esse tipo de exploração e outras violações.

Segundo o MPT, nesse mesmo período, foram instaurados 10.175 inquéritos civis para apurar as irregularidades trabalhistas, ajuizadas 1.118 ações civis públicas e 5.320 firmados termos de ajustamento de conduta sobre o assunto.

LINK PRESENTE: Gostou desta coluna? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.