Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

Reitores eleitos e não nomeados por Bolsonaro entregam relatório a Gilmar Mendes

Documento reúne servidores de 14 instituições e queixas de desrespeito a instâncias deliberativas

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Um grupo de acadêmicos entregou ao ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Gilmar Mendes, na quarta (10), um relatório de cerca de 70 páginas com relatos de reitores eleitos e não nomeados pelo governo Bolsonaro em Instituições Federais de Ensino Superior.

O documento reúne servidores de 14 universidades e institutos, como a Universidade Federal do Ceará (UFC), o Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) e a Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa). Nele, há queixas de desrespeito a instâncias deliberativas das instituições por parte dos reitores ou dos interventores escolhidos.

Desde o início do mandato, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) nomeou 29 reitores para comandar universidades e institutos federais. Destes, 16 foram indicados pelo presidente sem ter sido eleitos por integrantes da comunidade acadêmica, como prevê a Constituição.

Em cinco instituições de ensino, Bolsonaro nomeou um interventor para comandar temporariamente a instituição —no entanto, há casos em que o reitor temporário está no cargo há quase um ano e meio. Em outras 11, foi indicado um nome que não foi o mais votado na consulta acadêmica.

"Nós não estamos sendo ouvidos. O que fica é a versão dos antidemocráticos, que tenta induzir os órgãos ao erro. A gente tenta conversar com o MEC [Ministério da Educação] e é ignorado", afirma o reitor eleito e não empossado da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), Etienne Biasotto.

O relato de Biasotto que foi entregue ao ministro Gilmar Mendes dá conta de um episódio no qual a Guarda Municipal e a Polícia Militar de Dourados (MS) foram chamadas à instituição pela reitora temporária, Mirlene Ferreira Macedo Damazio, sob suposta ameaça de invasão a reunião do Conselho Universitário —o que não ocorreu.

"Os interventores não têm compromisso em preservar as instâncias deliberativas das instituições e em respeitar os colegiados superiores, que são formados democraticamente. Eles não abrem processos internos, mas vão à polícia para, de certa forma, intimidar os alunos e até mesmo os servidores técnicos e docentes", afirma Etienne Biasotto.

Procurado pela coluna, o Ministério da Educação não respondeu até a publicação deste texto.

Pela lei, cabe ao presidente indicar um dos três nomes que compõem a lista tríplice enviada pelas universidades. A escolha do mais votado não é obrigatória, mas uma tradição que se mantinha desde 2003, na gestão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

A forma como Jair Bolsonaro tem feito as nomeações de reitores está em análise no STF. A OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) ajuizou uma ADPF (Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental), alegando que as indicações representam violação ao princípio democrático.

O ministro Edson Fachin já determinou ao presidente que apresente as informações que embasaram a decisão nessas nomeações que não respeitaram a decisão acadêmica.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.