Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo
Descrição de chapéu refugiados

Coronavírus fez explodir fila de estrangeiros precisando se regularizar na PF

Entidade paralisou atividades por alguns meses, o que afetou empresários estrangeiros e refugiados no Brasil

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A epidemia do novo coronavírus fez a fila de estrangeiros que precisam regularizar sua situação no Brasil —entre eles, executivos de grandes empresas— explodir na Polícia Federal, que paralisou as atividades durante alguns meses. Uma assembleia reunirá nesta terça (26) cerca de 60 empresas para discutir a situação.

FILA 

A fila de executivos se soma à de refugiados. O Brasil reconheceu esse status para cerca de 50 mil venezuelanos até agosto de 2020. Boa parte deles ainda precisa se regularizar. Uma alternativa para solucionar o problema é formar um mutirão para que as companhias ajudem os refugiados a resolverem a situação, o que ajudaria a fila a diminuir.

CONTA 

Segundo a advogada Diana Quintas, vice-presidente da Associação Brasileira de Migração e Mobilidade Internacional, sem isso as pessoas não conseguem sequer ser incluídas na folha de pagamento das empresas ou fazer investimentos, comprometendo negócios estrangeiros no Brasil.

JUNTOS 

Só a advogada cuida de 60 famílias estrangeiras que têm que resolver sua situação. Em 2020, ela tratou de 1.667 executivos que precisavam se regularizar. O painel de discussões vai reunir membros das empresas, da PF, do Comitê Nacional para os Refugiados, do Ministério da Justiça e do ​Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados.

Entrada da Polícia Federal em São Paulo, na Lapa
Entrada da Polícia Federal em São Paulo, na Lapa - Zanone Fraissat/Folhapress

QUARENTENA

com BRUNO B. SORAGGI, BIANKA VIEIRA e VICTORIA AZEVEDO

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.