Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

Corrente de WhatsApp cita Nissim Ourfali e 45 jovens como infectados por coronavírus na praia da Baleia

Ourfali, que virou meme em 2012, nega que esteja com Covid-19

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O nome do jovem Nissim Ourfali, que virou meme em 2012 graças a vídeo feito para o seu bar-mitzvá, ressurgiu no mundo virtual. Desta vez, em uma lista que circula por WhatsApp citando supostas pessoas contaminadas por Covid-19 que estiveram no litoral norte de SP na virada de 2020 para 2021.

CORRENTE 

“Gente, se vocês tiveram contato com alguém da lista por favor se isole!”, diz a mensagem. “A situação da Covid na Baleia está muito grave e a comunidade local corre sério risco”, segue o texto, referindo-se à praia de São Sebastião —citada por Ourfali no vídeo que viralizou no início da década passada.

EU NÃO 

Procurado, o jovem nega que esteja com Covid-19. Ele afirma desconhecer a origem da lista e o motivo de ser citado nela.

Trecho do vídeo feito para o bar-mitzvá de Nissim Ourfali
Trecho do vídeo feito para o bar-mitzvá de Nissim Ourfali - Reprodução/Youtube

PIADA 

A coluna localizou e tentou contato com 19 dos 46 nomes apontados na lista, além de seis pessoas que foram marcadas em publicações dos citados. Em uma foto que reunia nove jovens e celebrava a chegada de 2021, havia comentários como “corona dos brothers” e “covid 21” —que permaneceram no ar mesmo após questionamentos.

BALAIO 

Duas pessoas que não quiseram ter a identidade revelada afirmam que a lista incluiu nomes que não receberam o diagnóstico ou que não estiveram no litoral norte. O procurador Francisco Cembranelli (que foi promotor no caso Isabella Nardoni) diz que seu filho Rafael é um dos que foram alvo da confusão.

MIX 

“Misturaram pessoas que estavam na região com as que estavam em lista de festas”, afirma Cembranelli. “Teve gente que já tinha tido Covid, outros não”, segue.

AVISO 

Algumas mães ameaçaram acionar a Justiça contra a reportagem. “Vocês são uns sangue sugas [sic] da desgraça alheia. Se o nome da minha filha sair na folha de São Paulo ou Midia [sic] ligada a vocês, irei te processar”, disse a chef Taiza Krueder por mensagem.

EPIDEMIA 

Até a noite de quinta (7), a Prefeitura de São Sebastião contabilizava 130 casos de Covid-19 no município, dos quais 123 estão em quarentena e sete internados em UTIs. O governo municipal afirma que desconhece a lista com os nomes dos jovens que circula pelas redes sociais.

QUARENTENA

IVAN FINOTTI (interino) com BRUNO B. SORAGGI, BIANKA VIEIRA e VICTORIA AZEVEDO

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.