Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo
Descrição de chapéu jornalismo

Cremesp nega omissão em punição de médicos que espalham fake news

Carta foi protocolada por 14 ex-presidentes do Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O Cremesp (Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo) contestou carta que foi protocolada por 14 ex-presidentes do órgão pedindo que o conselho tome medidas legais e administrativas contra profissionais que divulgam informações falsas sobre o tratamento e a prevenção da Covid-19.

"Não é verdade que o conselho não tem se pronunciado nem se posicionado em relação às más práticas médicas e à vacinação, durante a pandemia", diz o Cremesp em nota enviada à coluna. "Além de fiscalizações, o órgão interditou cautelarmente e está investigando profissionais que disseminavam fake news e falsos tratamentos", segue o texto.

Os ex-presidentes do órgão também pedem na carta que o Cremesp se posicione "enfaticamente a favor da ciência médica e da vacinação contra a Covid-19".

Eles afirmam que o Cremesp não fez até agora "qualquer pronunciamento" contra a prática de médicos que "têm promovido medicamentos sem qualquer evidência científica para prevenir e tratar a Covid-19, além de contestarem medidas comprovadamente eficazes, como o uso de máscaras, o distanciamento social e, agora, as vacinas".

"O Cremesp foi pioneiro, já no início da pandemia, ao criar uma câmara técnica temática e um hotsite exclusivo sobre Covid-19, com orientações, das mais diversas, aos médicos, além de promover lives com inúmeros especialistas, inclusive sobre as vacinas em desenvolvimento, recentemente", afirma o conselho.

"O conselho informa que repudia veementemente a disseminação de fake news, que colocam em risco a vida da população, que já tomou providências cujas investigações tramitam sob sigilo determinado por lei, e reafirma seu papel junto à classe médica para garantir a prática da boa medicina", segue o Cremesp.

Leia a íntegra da nota do Cremesp:

"O Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo (Cremesp) esclarece, primeiramente, que não foi consultado sobre matéria "Ex-presidentes do Cremesp exigem que conselho puna médicos que divulgam 'desinformação catastrófica' sobre a vacina contra Covid-19", na coluna da Mônica Bergamo, do Folha de S.Paulo online, em 12 de janeiro de 2021.

Não é verdade que o Conselho não tem se pronunciado nem se posicionado em relação às más práticas médicas e à vacinação, durante a pandemia. Além de fiscalizações, o órgão interditou cautelarmente e está investigando profissionais que disseminavam fake news e falsos tratamentos, como o soro da imunidade, por exemplo, como já noticiou esta mesma coluna.

O Cremesp foi pioneiro, já no início da pandemia, ao criar uma Câmara Técnica Temática e um hotsite exclusivo sobre covid-19, com orientações, das mais diversas, aos médicos, além de promover lives com inúmeros especialistas, inclusive sobre as vacinas em desenvolvimento, recentemente. O Conselho também enviou ofício ao Ministério da Saúde e à Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, oferecendo suas estruturas físicas para a vacinação de médicos.

Apesar de todas as adversidades geradas pela pandemia, o Conselho buscou contribuir com a melhor atuação médica, emitiu 6.644 novos registros profissionais e 4.811 de empresas, informatizou e facilitou a solicitação de rodízio de veículos, por meio da implementação de uma plataforma online, e disponibilizou, gratuitamente, o 5Minute Consult, um aplicativo voltado à Medicina baseada em evidências, que tem o intuito de auxiliar o médico em diagnósticos mais precisos, entre outras ações.

Por fim, o Conselho informa que repudia veementemente a disseminação de fake news, que colocam em risco a vida da população, que já tomou providências cujas investigações tramitam sob sigilo determinado por lei, e reafirma seu papel junto à classe médica para garantir a prática da boa Medicina."

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.