Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo
Descrição de chapéu Coronavírus

Associação de Médicos Católicos diz que vacinas são desenvolvidas com células de "fetos abortados", é desmentida e gera tensão na igreja

Informações são contestadas por especialistas; religiosos temem efeito negativo na vacinação de fieis

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Um parecer da recém-fundada Associação de Médicos Católicos de São Paulo está causando polêmica na Arquidiocese de São Paulo. Ele diz que “a maioria das vacinas” usam “células tronco originárias de fetos abortados”. E por isso são “inaceitáveis do ponto de vista ético”.

CRUZ

Afirma ainda que os imunizantes contra a Covid-19 não passaram por estudos de genotoxicidade —que descarta a possibilidade de causarem mutações no DNA.

SINAL 

Religiosos da arquidiocese condenam o documento por temer que ele desestimule católicos a tomarem a vacina. O próprio dom Odilo Scherer, arcebispo de São Paulo, já se manifestou a favor da vacinação. E o papa Francisco já foi imunizado.

SINAL 2 

A associação, que está instalada em uma sala da Mitra Arquidiocesana, no bairro de Higienópolis, foi fundada sob as bênçãos de Scherer. E diz que fez o parecer para a arquidiocese a pedido do padre João Inácio Milder, capelão do hospital Emílio Ribas e assessor eclesiástico da Pastoral de Saúde.

TÉCNICO  

Ela é presidida por um anestesista, Harold Barretto, que afirma que o parecer não condena quem toma a vacina —mas apenas faz observações técnicas.

FALSO  

As informações do documento são desmentidas de forma contundente por cientistas. “É totalmente infundado. É até difícil de responder porque é totalmente fake news”, diz o virologista Thiago Moreno Souza, da Fiocruz.

FALSO 2  

“Não existe teste em células tronco para desenvolver vacina”, afirma ele. “Além disso, a informação sobre fetos embrionários é obsoleta. Hoje já é possível usar células-tronco induzidas a partir de células de um adulto, com consentimento”, completa.

OFICIAL 

O Instituto Butantan também informa que não há uso de células-tronco no desenvolvimento da Coronavac.

SEM MAIS  

Já as afirmações sobre testes de genotoxicidade também estão erradas, diz o professor João Calixto, coordenador do Centro de Inovação e Ensaios Pré-Clínicos (Cienp).

TODO LADO 

“No caso de vacinas, a legislação internacional não recomenda os testes, simplesmente porque depois de muitos anos de uso mostrou-se que elas atuam na superfície das células e não têm capacidade de causar danos no DNA responsáveis pelas mutações”, afirma ele.

QUARENTENA

com BRUNO B. SORAGGI, BIANKA VIEIRA e VICTORIA AZEVEDO

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.