Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

Doria divulga, com título alterado, reportagem crítica da Science sobre Coronavac

Revista científica afirmou que detalhes sobre eficácia da vacina divulgados pelo Instituto Butantan ainda são vagos

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), divulgou, nas redes sociais, uma versão com título editado de reportagem publicada pela revista científica Science que criticava a divulgação da eficácia da vacina Coronavac, realizada na quinta (7) pelo Instituto Butantan.

"Brasil anuncia resultados 'fantásticos' para a vacina de Covid-19 de fabricação chinesa, mas detalhes permanecem vagos", diz o título original da publicação. Na versão compartilhada por Doria, encurtada, o título ganhou tom mais otimista: "Brasil anuncia resultados 'fantásticos' para a vacina de Covid-19 de fabricação chinesa".

A imagem divulgada pelo governador paulista ainda traz a inscrição de que a "eficácia da vacina do Butantan é destaque na Science, uma das principais revistas científicas do mundo".

A reportagem, no entanto, está longe de ser elogiosa ao anúncio feito pelo governo Doria. "[Dimas] Covas [presidente do Instituto Butantan] não fez menção aos números dos casos, afirmando que os dados serão divulgados em publicação científica e aos órgãos reguladores brasileiros. Mas, quando pressionado por jornalistas, ele admitiu que havia 218 casos de doenças leves", afirma o texto da Science.

"A falta de dados —sem falar na discrepância de eficácia— previsivelmente levou ao ceticismo imediato", segue a reportagem.

A Coronavac teve uma eficácia de 78% a 100% nos estudos finais realizados no Brasil. O índice de 78% se aplica à prevenção de casos leves da doença. Entre os voluntários vacinados que se contaminaram, não houve nenhum caso moderado, grave, morte ou internação necessária.

O texto da Science faz coro à crítica de pesquisadores e cientistas brasileiros. Eles apontam falta de transparência com relação a dados não divulgados como o da eficácia geral da vacina, que vem sendo testada em outros países. Também não foram detalhados itens como diferenças nos subgrupos por idade e possíveis efeitos colaterais.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.