Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo
Descrição de chapéu Coronavírus

Governo Doria pede 'envio imediato' de 400 mil doses da vacina de Oxford ao Ministério da Saúde

Total corresponde à cota paulista ao imunizante, afirma a secretaria estadual da Saúde

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O Governo do Estado de São Paulo enviou ofício ao Ministério da Saúde pedindo o "imediato envio de, pelo menos, 400 mil doses da vacina Astrazeneca/Oxford", que no Brasil será produzida pela Fiocruz.

De acordo com o secretário de estado da Saúde, Jeancarlo Gorinchteyn, esse total equivale à cota paulista ao imunizante "dentro do princípio de equidade do SUS [Sistema Único de Saúde]".

"Venho por meio desta informar que até o momento o Ministério da Saúde disponibilizou ao Estado de São Paulo apenas 1,3 milhão de doses --a serem aplicadas em duas etapas, podendo, assim, imunizar pouco mais de 650 mil pessoas", afirma o documento. "Consequentemente, o critério de proporcionalidade precisou ser adotado de forma equânime para todas as 645 cidades do Estado. ​

A vacina da Astrazeneca teve o pedido de uso emergencial aprovado pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Santiária) no domingo (17), junto com a Coronavac, produzida no Brasil pelo Instituto Butantan. O país tem agora dois tipos de imunizante contra a Covid-19. ​

Nesta sexta (22), um avião com 2 milhões de doses do imunizante de Oxford chegou a São Paulo.

A vacina, importada da Índia, chegou ao Brasil depois de sucessivos adiamentos na liberação da carga, o que causou desgaste ao Palácio do Planalto, que apostava nesse fármaco para dar o pontapé na campanha de imunização nacional.

A chegada das doses no aeroporto internacional de Guarulhos foi acompanhada pelo ministros da Saúde, Eduardo Pazuello, das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, e das Comunicações, Fábio Faria.

Os imunizantes devem ser distribuídos aos estados a partir da tarde deste sábado (23), evitando que a vacinação seja paralisada em diversos locais onde as doses da Coronavac já estão se esgotando.

Foram autorizadas 8 milhões de doses dos dois imunizantes, sendo 6 milhões da Coronavac que foram usadas para começar a campanha de vacinação em todo o país.

A situação representou uma derrota ao presidente Jair Bolsonaro (sem partido), que travou nos últimos meses uma guerra política com o governador paulista, João Doria (PSDB), em torno da Coronavac.

A campanha de imunização no estado de SP teve início no mesmo dia em que o uso emergencial da Coronavac foi liberado. A primeira vacinada foi a enfermeira Monica Calazans, do Hospital Emílio Ribas.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.