Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

Hospital das Clínicas de SP vacina até funcionários jovens da área de relações institucionais com a Coronavac

Ministério Público de SP pediu a lista para saber se pessoas que não são do grupo prioritário estão sendo imunizadas

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O Hospital das Clínicas de São Paulo convocou até mesmo profissionais jovens da área de relações institucionais (RI) de seu complexo para tomarem vacina contra a Covid-19 em São Paulo.
Uma delas é Tamires Pereira. Ela não é médica nem enfermeira, mas sim funcionária do setor de RI do Icesp (Instituto do Câncer do Estado de SP).

Na quinta (21), ela postou uma foto no Instagram festejando o fato de tomar a primeira dose da Coronavac, a vacina chinesa que será fabricada, no Brasil, pelo Instituto Butantan.

"Esperança é o que essa vacina significa pra mim. Sei que ainda temos um longo camnho pela frente, mas saber que existe saída alivia muito o peso de tudo que já passamos", afirma ela.

Na quinta (21), o secretário municipal de Saúde de São Paulo, Edson Aparecido, acusou o HC de estar sendo privilegiado na distribuição de vacinas na cidade.

Ele afirmou que profissionais que não são da linha de frente da Covid-19 e que não tratam de pacientes estavam já sendo vacinados, enquanto faltavam imunizantes para médicos e enfermeiras que trabalham em UTIs exclusivas para pacientes da doença.

Depois das afirmações do secretário, o Ministério Público de SP pediu a lista dos vacinados para verificar se há nela pessoas que não são do grupo prioritário (médicos, enfermeiros e demais profissionais que tratam de Covid-19) sendo imunizados.​

Tamires diz que trabalha no térreo do Icesp e que tem contato com pacientes que tratam de câncer e têm Covid-19.

Ela afirma que recebeu um comunicado com a convocação para tomar vacina.

O HC diz, em nota, que vai verificar se houve "inadequações nos procedimentos de vacinação". E afirma que ainda não foi notificado pelo Ministério Público.
Leia a íntegra da nota:

O Hospital das Clínicas da FMUSP é o maior complexo hospitalar da América Latina e conta com cerca de 40 mil colaboradores, entre servidores, celetistas e terceirizados. O complexo é composto por oito institutos que atendem casos de alta complexidade em diversas especialidades, incluindo urgência e emergência no seu PS.

O HC é também referência no atendimento a casos de COVID-19 em São Paulo durante a pandemia e, para o mutirão de vacinação que aconteceu esta semana no Hospital, foram priorizados os profissionais com cadastro de trabalho ativo e com maior potencial de exposição à doença, conforme preconizam as diretrizes do Programa Nacional de Imunização.

Foram recebidas 28 mil doses ,vacinando cerca de 24 mil pessoas, ou seja, 60% de todo o corpo de colaboradores do complexo. O Hospital irá verificar se houve inadequações nos procedimentos de vacinação.

O HCFMUSP informa também que não foi notificado pelo Ministério Público até o momento, mas está à disposição para qualquer esclarecimento.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.