Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

Movimentos protestam na Anvisa e Boulos diz que é preciso apoiar as vacinas contra pressões de Bolsonaro

Agência decide hoje se dá aval à Coronavac e ao imunizante de Oxford

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A reunião em que a Anvisa vai discutir a aprovação das vacinas de Oxford/Astrazeneca e da Coronavac, do Butantan em parceria com a Sinovac, será precedida por manifestações de movimentos sociais em frente ao órgão.

O protesto foi organizado pela Frente Povo Sem Medo e deve reunir militantes de partidos como o PSOL e do MTST (Movimento dos Trabalhadores Sem Teto).

A manifestação será simbólica, de no máximo 50 pessoas, para evitar aglomeração.

A ideia é apoiar uma decisão técnica contra o que eventuais pressões que a agência pode estar sofrendo para retardar a aprovação dos imunizantes - o governador de São Paulo, João Doria, adversário de Jair Bolsonaro, foi o maior propagandeador da Coronavac, que foi, por sua vez, atacada pelo presidente.

"Conversamos com infectologistas e cientistas renomados e independentes que atestaram a seriedade dos estudos da vacina do Butantan", diz Guilherme Boulos, um dos lideres da frente. "É importante se contrapor a uma pressão negacionista e anticiência que o governo Bolsonaro pode estar fazendo sobre a Anvisa. A decisão tem que ser técnica", diz ele.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.