Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

Pazuello faz reunião com embaixador da China para discutir crise das vacinas

Bolsonaristas criticam país asiático, mas Brasil depende de insumos chineses para produzir imunizantes

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, se reuniu nesta quarta (20) com o embaixador da China no Brasil, Yang Wanming.

O encontro foi divulgado pela própria embaixada, que afirmou que ele ocorreu por videoconferência.

"[Os dois] conversaram sobre a cooperação antiepidêmica e de vacinas entre os 2 países", diz mensagem no Twitter, afirmando que a China "continuará unida" ao Brasil no combate à pandemia "para superar em conjunto os desafios colocados pela pandemia".

O ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, cuja pasta defende o uso de medicamentos sem eficácia comprovada contra a Covid-19 - Zanone Fraissat/Folhapress

O encontro é uma guinada na forma como o embaixador tem sido tratado pelo governo federal. O presidente Jair Bolsonaro chegou a proibir ministros de recebê-lo _mas agora tenta se reconciliar com a diplomacia da China, país de onde virão os insumos para a produção de vacinas, no Brasil, contra o novo coronavírus.

Sem a boa vontade da China, o Brasil corre o risco de não ter vacinas para imunizar a sua população.

E o país asiático tem retardado o envio dosIFAs ( Ingrediente Farmacêutico Ativo), impedindo o começo da produção da vacina inglesa de Oxford/Astrazeneca pela Fiocruz e da Coronavac pelo Instituto Butantan.

Elas são as duas únicas que estarão disponíveis até agora para os brasileiros. A Coronavac até já começou a ser aplicada, já que o governo de São Paulo tinha garantido a chegada, em dezembro, de 6 milhões de doses para o Instituto Butantan. Mas a quantidade é insuficiente até mesmo para vacinar os profissionais de saúde do país.

A demora preocupa cientistas, médicos, governadores e autoridades de saúde pública e há um temor generalizado de que as relações tensas entre Bolsonaro e os chineses esteja contribuindo para que a China desacelere seus procedimentos.

O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-SP) também pediu uma conversa com o embaixador para fazer apelos pela liberação dos insumos.

A China já foi atacada dezenas de vezes por auxiliares do presidente, pelo filho dele, o deputado Eduardo Bolsonaro, pelo chanceler Ernesto Araújo e pelo próprio presidente, que agora, sem alternativa, busca uma reaproximação.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.