Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

Pediatra Anthony Wong morre em SP

Professor da USP, ele era crítico do isolamento social para combater a Covid-19

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O pediatra Anthony Wong morreu nesta sexta (15). Ele estava internado no hospital Santa Maggiori, em São Paulo.

A família divulgou uma nota informando que ele foi internado antes do Natal "com quadro de queda de pressão e mal estar", sendo diagnosticado com úlcera gástrica e hemorragia digestiva.

Professor da USP, ele ganhou espaço em noticiários de veículos alinhados com o presidente Jair Bolsonaro por contestar medidas preventivas contra o novo coronavírus.

Em várias ocasiões, ele defendeu que a medida não era necessária. Em abril, divulgou um vídeo afirmando que as pessoas mais velhas fossem isoladas –mas não o conjunto da população.

"Peço, não, suplico aos governantes deste país que tomem pé da verdadeira dimensão dessa doença Ele não é tão grave como vocês estão pensando. As medidas que vocês tomaram de quarentena, de confinamento tão drástica, tão draconiana, trará prejuízo muito maior (sic) não apenas na economia – isso talvez será recuperado –mas (??) à saúde das pessoas e principalmente saúde dos idosos…nós não podemos ter acesso às coisas básicas (sic).

Fechar as lojas, fechar as escolas, não faz sentido.", disse ele no vídeo.

O Hospital das Clínicas divulgou a seguinte nota:

"O Hospital das Clínicas da FMUSP lamenta profundamente o falecimento do Prof. Dr. Anthony Wong nesta sexta-feira (15). Médico pediatra, formado em 1972 pela Faculdade de Medicina da USP, atuava desde 1976 no Instituto da Criança e do Adolescente, onde era médico-chefe do Centro de Assistência Toxicológica (CEATOX). O HCFMUSP presta solidariedade aos familiares e amigos.​"

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.