Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo
Descrição de chapéu Copa Libertadores 2020

Santistas fazem manifesto contra 'qualquer tentativa' de Bolsonaro usar time para proselitismo político

Time disputa a final da Libertadores no sábado (30); torcedores de esquerda enviarão documento à diretoria do clube

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Um grupo de torcedores do Santos Futebol Clube denominado Esquerda Santista elaborou um manifesto rechaçando "qualquer tentativa do senhor Jair Bolsonaro, atual presidente da República, de utilizar nossa camisa e imagem com fins demagógicos e, de maneira oportunista, fazer proselitismo político". O time alvinegro enfrenta o Palmeiras pela final da Libertadores no sábado (30).

O documento já conta com quase 85 assinaturas de personalidades como o cantor Zeca Baleiro, os jornalistas Xico Sá, Breno Altman, Jotabê Medeiros, Laurindo Leal Filho, Ricardo Soares e Luiz Carlos Azenha. A iniciativa está sendo encabeçada pelo empresário Marcos Maldonado, que quer coletar mais assinaturas e enviar o texto ao presidente do clube, Andrés Rueda Garcia.

Bolsonaro frequentemente vai a estádios acompanhar jogos de futebol, aos quais já foi acompanhado de nomes de sua gestão como o ex-ministro Sergio Moro.

"Sua imagem desastrosa [de Bolsonaro] não se coaduna com nossa história nem nossa camisa. Não podemos permitir que o Santos Futebol Clube seja associado a um desgoverno genocida, que desrespeita a vida, defende milícias, prega o ódio e as mais infames formas de preconceito e discriminação", afirma o manifesto.

"Um desgoverno que desdenha a perda de mais de 200 mil brasileiros mortos pela Covid. Que assiste inerte à destruição de nossa natureza e colocou o País na condição de pária internacional. Queremos que o nosso Santos entre em campo com orgulho de nossa história e nossa camisa", segue o texto.

"Sugerimos que nossos jogadores levem a campo uma faixa em defesa da Vacina para todos os Brasileiros Já! Bolsonaro não. Vacina, sim!"

Segundo Maldonado, o grupo Esquerda Santista já conta com mil torcedores. "O clube é plural. Tem gente de vários partidos, progressistas, de esquerda, PSD, PSDB, PSOL, PT. Também tem gente que não é partido nenhum, diz ele. "A ideia é fazer um movimento para dialogar com a diretoria."

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.