Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo
Descrição de chapéu assembleia legislativa

Deputadas protocolam mandado de segurança contra presidente da Alesp, Cauê Macris

Parlamentares afirmam que serviço SOS Mulher está inoperante e acusam o tucano de omissão

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

As deputadas estaduais paulistas Marina Helou (Rede), Professora Bebel (PT), Márcia Lia e Erica Malunguinho (PSOL) protocolaram um mandado de segurança contra o presidente da Assembleia Legislativa de SP (Alesp), Cauê Macris (PSDB).

Elas afirmam que tiveram conhecimento de que o serviço SOS Mulher, serviço de combate à violência contra a mulher oferecido pela assembleia, encontra-se inoperante. A ação visa responsabilizar o tucano por abuso de autoridade alegando omissão dele no ocorrido. As parlamentares também cobram a retomada do serviço.

A Assembleia Legislativa afirma que o SOS Mulher tem sua composição diretiva própria, a quem cabe o funcionamento do serviço , cabendo à mesa diretora da Casa "apenas o apoio técnico e administrativo" [leia mais abaixo].

"Diante do exposto, padece de evidente ato omissivo a conduta do impetrado que deixou de operar o SOS Mulher em sua gestão, motivo pelo qual se faz necessário a atuação do poder Judiciário", afirma o texto assinado pelas advogadas Gabriela Araújo, Maíra Recchia e Priscila Pamela.

"Assim, é importante descrever que a inércia da autoridade coatora causa prejuízos de toda ordem não só às impetrantes, mas também a todas as mulheres do estado de São Paulo, uma vez que mesmo detentoras do direito em ver referido órgão funcionando, testemunham sua completa paralisação", segue a ação.

A Assembleia Legislativa afirma que ainda não tomou conhecimento oficial sobre o assunto. "mportante esclarecer que o SOS Mulher é um serviço instituído por resolução (887/2013) e expressamente designa o presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Humana, da Cidadania, da Participação e das Questões Sociais para coordenar o Serviço de Combate à Violência Contra a Mulher. (Artigo 4.o)", afirma a Casa. "À Mesa Diretora cabe o apoio técnico e administrativo."

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.