Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo
Descrição de chapéu petrobras

'Não sei se dou risada ou se choro', disse Eduardo Bolsonaro sobre petistas que gritavam 'o petróleo é nosso' em 2016

Filho do presidente fez piada com slogan que hoje é repetido por seu pai

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) ironizou, em 2016, petistas que defendiam que "o petróleo é nosso". O slogan foi repetido nesta segunda (22) por seu pai, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido), ao criticar a política de preços da Petrobras.

"Não sei se dou risada ou se choro", escreveu Eduardo em legenda do vídeo. Na época, a Câmara dos Deputados votava projeto de lei que desobrigava a Petrobras de participar de todos os consórcios de exploração dos campos do pré-sal.

"Parece brincadeira, né. Mas aqui, a gente está discutindo pré-sal e olha só de qual partido que são os deputados que tão bradando aí 'o petróleo é nosso, a Petrobras é nossa'. Vou até dar zoom se não vocês não acreditam: o pessoal do PT e agora o PSOL, orientando no mesmo sentido", disse o parlamentar no vídeo.

"Assaltaram a Petrobras. Quebraram. Conseguiram dar prejuízo na empresa petrolífera. E agora vão aí, ó. Parece que não é com eles, que nada aconteceu". seguiu o parlamentar. "O Estado grande, com muitas estatais, aqui dentro do Congresso mesmo, essas estatais servem de moeda de troca", finalizou.

Nesta segunda (22), o presidente, em conversa com apoiadores no Palácio do Alvorada, questionou se o petróleo "é nosso ou é de um pequeno grupo no Brasil?".

Na sexta (19), Bolsonaro indicou o general Joaquim Silva e Luna como novo presidente da petroleira. Se confirmado pelo conselho de administração da companhia, ele substituirá Roberto Castello Branco, alvo de críticas do presidente.

A decisão representa uma derrota para o ministro Paulo Guedes (Economia), que defendia a permanência do atual executivo no cargo e era contra intervenções na companhia. Prevaleceu o interesse da ala militar do governo.

Luna é ex-ministro da Defesa e atualmente é diretor-geral da Itaipu Binacional. A indicação do militar ocorre em meio às críticas de Bolsonaro à política de preços da Petrobras e das queixas de caminhoneiros pela alta dos combustíveis.

Os principais indicadores financeiros do Brasil tiveram forte deterioração nesta segunda (22), após o presidente interferir no comando da Petrobras e sinalizar outras intervenções. A repercussão negativa levou à venda das ações da Petrobras, fazendo o preço do papel mergulhar e contaminar negativamente ações de empresas brasileiras de modo geral, mas especialmente as de estatais.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.